
O modo mais seguro de se viajar é em excursão ou com um grupo de amigos. Viajar sozinha não é recomendável.
Sempre pesquise e leia tudo o que puder sobre o lugar que você planeja visitar. Não leia somente websites de turismo. O melhor meio de saber como realmente é o lugar para o qual você está indo é lendo o jornal local. Pelo tipo de notícias que tem nos jornais locais, você consegue acessar a periculosidade ou não do mesmo.
Nunca se separe de seu passaporte e de seu cartão de viagem. Ninguém mais carrega dinheiro ao fazer uma viagem internacional. Atualmente deposita-se uma certa quantia no cartão de viagem e vai se utilizando o cartão conforme preciso. O cartão de viagem tem seguro e caso você seja roubada ou o perca, não perderá seu dinheiro. Mesmo assim, o ideal é usar uma doleira junto ao corpo, com seu cartão de viagem e passaporte.
Carregar muita bagagem é inconveniente e difícil de manter todas as malas sob seu olhar. Tente carregar somente uma mochila/mala. Seja prática. Não carregue todas suas roupas, até porque, você vai acabar vendo coisas que gosta e vai querer compra-las.
Os larápios de plantão são sempre pessoas muito simpáticas e agradáveis. Não confie em ninguém.
Não beba e nem coma nada que lhe ofereçam pois pode conter sonífero que a farão dormir; e dormindo além de ser assaltada você pode ser estuprada. Na Índia eles injetam sonífero em frutas e ao comer uma inocente maçã você pode entrar em um fria.
A roupa ideal para viagem é calça jeans e camiseta. Em países islâmicos é necessário cobrir a cabeça ao se visitar mesquitas e lugares sagrados.
Não economize com sua segurança. É preferível pagar um pouco a mais e ficar em um hotel seguro do que em um lugar barato onde no meio da noite os funcionários abrem a porta do seu quarto com a chave e a roubam/estupram.
Faça um seguro de viagem. Assim você estará protegida em caso de roubo ou se precisar de ajuda médico-hospitalar.
Deixe seu itinerário de viagem com uma amiga ou parente e telefone para esta pessoa em dias alternados. Deixe instruções de que se acaso você não telefonar por mais de três dias, a pessoa deve contatar a embaixada mais próxima e solicitar ajuda.
Leve consigo remédios de uso regular e remédios gerais como analgésico ou remédio para cólica menstrual. Leve óculos escuro, protetor solar, repelente de mosquito, garrafa de água com filtro, e tudo o mais que se fizer necessário para o lugar que você estiver indo.
Lembre-se: Pesquise bem antes de viajar!
Por: Sandra Maria Duarte