A Amiga e a Tecnologia

A Amiga e a Tecnologia

- Foto: Reprodução/Internet

Que coisa maravilhosa é a tecnologia dos novos meios de comunicação!

 

Eu pensava que todos partilhavam deste mesmo entusiasmo, mas descobri que nem todas as pessoas pensam como eu. Para algumas pessoas os novos meios de comunicação são tão somente um mal necessário.

 

Uma amiga que eu julgava ser uma mulher moderna e inteligente, me fez ver que eu estava enganada. Para minha amiga a tecnologia faz mais mal do que bem.

 

Em 1998 quando conectei meu computador à Internet, minha amiga comentou: “Enquanto você fica aí no mundo virtual eu estou vivendo o mundo real”. Dois anos depois ela estava totalmente viciada no Messenger trocando juras de amor com um homem na península itálica.

 

O tempo passou e em 2005 criei o blog Indiagestão que trata de notícias e fatos sobre a Índia. O Indiagestão é o melhor blog sobre a Índia em língua portuguesa e já foi destaque em diversos meios de comunicação, tendo passado a marca de 1 milhão de acessos.

 

A minha amiga ao assistir ao filme Bruna Surfistinha (que também tinha um blog) disse que eu estava tentando chamar atenção com meu blog assim como fazia a famosa prostituta. Em 2011, a “amiga” abriu um blog.

 

Eu tenho esta coluna no Jornal da Economia já desde 2009, a amiga ainda não tem sua própria coluna, mas criticou meus escritos dizendo que me falta estilo literário; como se eu estivesse escrevendo literatura e não textos de cunho psicanalíticos e de interesse geral.

 

A amiga não abandou o Orkut até ele ser fechado, apesar de todos já estarem usando Facebook nos últimos anos.

 

Meu primeiro app de mensagem instantânea no celular foi o BBM (Black Berry Messenger) em 2010 e em 2012 passou a ser o WhatsApp. A amiga até metade de 2015 não tinha smart fone.

 

Quando a amiga comprou um smart fone eu fiquei feliz e achei que finalmente ela fosse sair da idade da pedra, mas foi aí que nossa amizade acabou.

 

Ela ficou irritada pois enviei para ela um vídeo de 1 minuto via WhatsApp, porque ela não tinha Wi-Fi.

 

 

Dias mais tarde minha amiga surtou pois eu havia enviado um “Bom dia” para o grupo em que ela fazia parte no WhatsApp. Segundo ela, grupo de WhatsApp só deve ser usado para enviar mensagens importantes e nada mais. Resolvi sair do grupo, queria preservar a amizade de 24 anos.

 

A gota d’agua foi quando ela me enviou um recado e eu não pude responder imediatamente. Novamente ela surtou, mas desta vez de modo desiquilibrado e ainda mais rude!

 

Eu não sou a única vítima desta amiga. Ela também brigou com outros amigos por e-mail, Messenger, Orkut, Facebook e Whatsapp.

 

Minha amiga é mais nova do que eu, muito mais viajada, com uma situação econômica melhor, mas ela tem uma mentalidade muito fechada em relação a tecnologia dos meios de comunicação e não sabe como utiliza-los de forma prazerosa e positiva.

 

A amiga usa os meios de comunicação para brigar com as pessoas. Foi com ela que aprendi que a tecnologia não é para todos. Ela me fez ver que algumas pessoas, independentemente da idade e do nível educacional, ainda não estão prontas para um convívio social pacifico pelos novos meios tecnológicos de comunicação.

 

Está muito fácil atualmente destruir uma amizade de anos com o clicar de uma tecla. Pense nisso antes de enviar seu recado!

 

Por: Sandra Maria Duarte

 

Foto

Sandra Maria Duarte

Sandra Maria Duarte é Professora, geógrafa e psicanalista e vive na Índia O Melhor Blog sobre a Índia é Sucesso entre Jornalistas e Professores. Tema de tese de Doutorado, Mestrado e diversos TGs. Fonte da novela Caminho das Índias. https://indiagestao.blogspot.com

ver mais

mais de Sandra Maria Duarte

Comentários:

1