Propaganda de Cigarro e a Psicossomática

Propaganda de Cigarro e a Psicossomática

- Foto: Reprodução/Internet

“Isso é coisa da sua cabeça”.                                     

“Você não tem nada, é psicossomático”

“Ela somatizou”.

Psicossomática é quando a parte psicológica de uma pessoa influencia seu corpo físico (soma); ou seja, uma pessoa tem alterações físicas detectáveis por exames médicos, mas a causa da doença é emocional. Por exemplo as pessoas que sofrem de Síndrome do Pânico apresentam sintomas físicos parecidos com o de um ataque cardíaco.

Quinze anos se passaram desde que a lei que determina a inclusão de advertências nas embalagens de cigarro foi implementada no Brasil. Isso significa que há 15 anos todos nós somos forçados a ver as horrorosas imagens de pessoas doentes e fetos mortos todas as vezes que vamos a um estabelecimento que vende cigarros.

Eu te pergunto: O que você acha que acontece com a pessoa que vê estas imagens constantemente? Se a pessoa não tiver uma saúde mental e emocional forte ela vai somatizar estas imagens, isto é, ela vai acabar adoecendo!

Toda moeda tem dois lados. Se por um lado as imagens de pessoas doentes e morrendo podem causar medo em um fumante, a mesma imagem pode causar doenças em um não fumante.

Por que pessoas que não fumam têm que ficar expostas a estas imagens grotescas?

Segundo um estudo da UFMG estas advertências com imagens chocantes não surtiram efeito em fazer com que a população parasse de fumar. Pelo contrário, o câncer de pulmão vem crescendo 2% a cada ano.

Ficar vendo imagens de pulmões doentes é uma verdadeira lavagem cerebral que pode levar pessoas normais a desenvolverem câncer mesmo sem nunca terem fumado! 

Para saber mais sobre psicossomática indico estes dois estudos:

O Desafio da Relação Mente/Câncer http://www.redepsi.com.br/2007/06/14/o-desafio-da-rela-o-mente-c-ncer/

Um corpo que dói: considerações sobre a clínica psicanalítica dos fenômenos psicossomáticos http://www.fundamentalpsychopathology.org/uploads/files/latin_american/v3_n1/um_corpo_que_doi.pdf

Por: Sandra Maria Duarte

 

Foto

Sandra Maria Duarte

Sandra Maria Duarte é Professora, geógrafa e psicanalista e vive na Índia O Melhor Blog sobre a Índia é Sucesso entre Jornalistas e Professores. Tema de tese de Doutorado, Mestrado e diversos TGs. Fonte da novela Caminho das Índias. https://indiagestao.blogspot.com

ver mais

mais de Sandra Maria Duarte

Comentários:

1