
Realização de sonho de infância ou busca por vida saudável fazem aumentar procura pela dança por mulheres adultas.
Em algumas academias a barra de balé não pertence mais apenas as profissionais ou crianças. Muitas pessoas estão buscando o balé clássico depois de adulto, seja para melhorar o condicionamento físico ou para realizar um desejo de infância. As turmas de balé para adultos se tornaram um atrativo e a dedicação das alunas é a principal característica das aulas.
Em media as mulheres (e até os homens) que procuram esta atividade, são pessoas que praticaram durante a infância, mas tiveram que interromper o processo, pessoas que desejaram ser bailarinas (os), mas nunca tiveram a oportunidade por diversos aspectos e ou mesmo mães e pais que acompanham os filhos e depois de algum tempo, caem na graça do balé e acabam por matricularem-se também.
INDIVIDUAL RITMO
As aulas são estruturas com o mesmo rigor, precisão e técnica que o balé exige e as alunas se envolvem para aprender os passos, mas o ritmo individual é respeitado, já que não há foco na profissionalização. A predisposição em aprender é maior, por isso é possível conseguir até mesmo acelerar os níveis.
O principal diferencial entre uma turma infantil e adulta é que são as próprias alunas que buscam o balé, Por necessidade física ou psicológica, o que tornando a homogeneidade da turma maior.
Mas como o corpo tende naturalmente a perder um pouco de flexibilidade com o decorrer dos anos, algumas dificuldades iniciais podem ser sentidas, como menor alongamento, pouca coordenação motora e até falta de flexibilidade. A questão da flexibilidade exigida é bem individual, sendo trabalhadas em aulas todas as dificuldades que surgem por conta da idade.
IDADE NÃO É OBSTÁCULO
Embora muitas academias já ofereçam turmas especiais para esse público, muitas mulheres hesitam em procurar devido ao preconceito tanto da idade, quanto da dificuldade em acompanhar o ritmo. Muita gente tem vergonha de encarar uma turma de balé na vida adulta, mas como todas estão na mesma fase as pessoas acabam se sentindo a vontade.
POSTURA E ALONGAMENTO
Ganhar alongamento, boa postura, condicionamento físico, tônus muscular e modelar o corpo são os benefícios físicos da prática do balé clássico. Os resultados são conseguidos pela própria força que se coloca para executar o passo, trabalha-se com a força do próprio corpo, principalmente, a musculatura das pernas, do abdômen e do glúteo.
Como atividade física o balé é excelente para quem não gosta de exercícios repetitivos. Tem a música clássica, os passos e no momento em que se está na aula, à pessoa se esquece do mundo para se concentrar no ritmo. E o condicionamento aeróbio também é trabalhado, como nos pequenos saltos.
Mas o balé trabalha o corpo e a mente. Para alguns alunos é concentração, no momento da aula a pessoa se desliga do estresse cotidiano. “São duas horas de ante-estresse, damos uma pausa na rotina do dia a dia. Dançar é uma válvula de escape”. Diz a professora de Balé Ana Lucia Indini. ”O balé faz bem para o corpo e para a alma”.