
A manutenção do bairro Sebandilha está precária. A poda da mata não é feita com regularidade e a vegetação tomou conta das calçadas. A coleta de lixo também é demorada e deixa as ruas sujas. Gostaríamos de saber o que pode ser feito com relação a esta situação?
Mariele Martins da Silva
Mariele, com relação à manutenção geral do bairro, tivemos muitos problemas com as chuvas, que em determinados períodos foi muito forte e acabou prejudicando as ruas e também o trabalho de poda. Sobre a coleta de lixo, ela é feita às terças-feiras e sábados nas lixeiras, conforme plano de trabalho feito com a Litucera (empresa responsável pela coleta). As sujeiras que ocasionalmente circundam as lixeiras são causadas pelo descarte inapropriado dos usuários. Representantes da Litucera informaram que se o lixo não for depositado dentro da lixeira, vai acabar sendo espalhado e os coletores não conseguirão recolher.
As podas realizadas no bairro foram prejudicadas pelo mal tempo no último mês, mas toda a manutenção será feita, considerando a ordem por prioridade. O munícipe que precisa do serviço de poda de árvores localizadas em vias públicas deve comparecer ao Departamento de Meio Ambiente e preencher uma solicitação de poda de árvore. Quando a árvore está localizada em terreno particular, o proprietário do terreno deve abrir um processo administrativo na Prefeitura solicitando autorização para poda ou corte, justificando o pedido.
Em casos de risco de queda iminente de árvores, o Grupamento Municipal de Bombeiros deve ser acionado pelo telefone (11) 4718-2013 ou 193. O mesmo procedimento deve ser efetuado quando uma árvore já caiu em via pública.