Tripofobia

Tripofobia

- Foto: Reprodução/Internet

Tripofobia é um transtorno ainda não foi listado no Manual Diagnóstico e Estatístico de Transtornos Mentais.

Tripofobia vem das palavras fobia (do grego phóbos que significa medo) e tripo (também do grego trypo, que significa fazer buracos).

Os tripófobos são pessoas que tem medo, aversão ou repulsa por padrões geométricos agrupados que apresentam pequenos orifícios.

As pessoas que sofrem com esta fobia podem apresentar reações como formigamentos nas mãos, tremedeiras, coceiras e sentirem náuseas ao se depararem com imagens de agrupamentos de pequenos orifícios. Algumas pessoas têm salivação intensa, sudorese e taquicardia; que são sintomas da síndrome do pânico.

Recentemente os cientistas Geoff Cole e Arnold Wilkins da Universidade de Essex explicaram as origens desse medo por pequenos agrupamentos de buracos.

Cole e Wilkins concluíram que a Tripofobia desencadeia um medo do perigo. Os buracos, ou apenas a imagem deles, estimulam “uma porção primitiva do cérebro que associa a imagem a algo perigoso”.

Muitos animais venenosos apresentam padrões geométricos em sua pele e, portanto, são seres a serem evitados por serem perigosos. Esta fobia está associada a um instinto básico de preservação. Pequenos buracos podem conter microrganismos que podem contaminar as pessoas. Todas estas informações estão guardadas no inconsciente humano fazendo com que crie uma fobia a fim de preservar a pessoa de danos e perigos.

Muitos tripófobos tem pavor de colmeias apesar de nunca terem sido picados por uma abelha. O padrão geométrico de uma colmeia com seus pequenos buracos é o suficiente para desencadear sintomas fóbicos como os já supracitados.

Para maiores informações: http://www.psychologicalscience.org/index.php/news/releases/fear-of-holes-may-stem-from-evolutionary-survival-response.html

Por: Sandra Maria Duarte

 

 

Foto

Sandra Maria Duarte

Sandra Maria Duarte é Professora, geógrafa e psicanalista e vive na Índia O Melhor Blog sobre a Índia é Sucesso entre Jornalistas e Professores. Tema de tese de Doutorado, Mestrado e diversos TGs. Fonte da novela Caminho das Índias. https://indiagestao.blogspot.com

ver mais
Publicidade:
Publicidade:
Publicidade:

mais de Sandra Maria Duarte

Comentários:

1