A Ponta

A Ponta

- Foto: Divulgação

O Brasil tem sido destaque no noticiário internacional devido ao pedido de impeachment da atual presidente; o caso de corrupção na Petrobras; a baixa quantidade de venda de ingressos para as Olimpíadas 2016; e a epidemia do vírus Zika.

A últimanotícia publicada na imprensa internacional sobre a epidemia do vírus Zika é que este vírus se propaga não somente pela picada de mosquitos como também sexualmente. http://www.aljazeera.com/news/2016/03/sexual-transmission-zika-common-thought-160308200712665.html

O mais interessante é que mulheres grávidas contaminadas pelo vírus Zika não tem parido filhos com microcefalia em outros países. A microcefalia associada ao vírus Zika parece acontecer somente no Brasil até o momento.

A microcefalia é o não desenvolvimento completo do cérebro,o que deixa a criança com a cabeça em formato de ovo, ou seja, menor na parte superior da cabeça onde deveria haver um cérebro completo.

Ao acompanhar os noticiários internacionais sobre a epidemia do vírus Zika e sobre sua possível conexão com os casos de microcefalia em bebes brasileiros, lembrei-me de um filme que assisti há muitos anos atrás chamado The Point que foi traduzido para o português como A Ponta.

“Uma animação que versa sobre um reino incomum, em que tudo e todos têm ponta – com exceção de um garoto chamado Oblio. Apesar de sua cabeça arredondada, Oblio tem muitos amigos. Mas um conde malvado, enciumado por Oblio ser mais popular do que seu próprio filho, decreta que, sem uma cabeça pontuda, Oblio não passa de um fora da lei. Junto com seu fiel cão Arrow, Oblio é exilado para a Floresta Sem Ponta. ” Sinopse de:  http://www.interfilmes.com/filme_28230_A.Ponta-(The.Point).html#Pendente

O filme mostra o que a inveja e a ignorância fazem com as pessoas que são fisicamente diferentes da maioria.

 

É um desenho muito interessante sobre o preconceito e que deveria ser assistido pelas crianças brasileiras e pelos adultos também, visto que estamos tendo uma geração de microcéfalos e que seria muito bom se não houvesse descriminação futura contra eles.

Deixo aqui esta minha dica de filme como forma de contribuiçãoà prevenção da descriminação as vítimas da microcefalia.

 

Por: Sandra Maria Duarte

Foto

Sandra Maria Duarte

Sandra Maria Duarte é Professora, geógrafa e psicanalista e vive na Índia O Melhor Blog sobre a Índia é Sucesso entre Jornalistas e Professores. Tema de tese de Doutorado, Mestrado e diversos TGs. Fonte da novela Caminho das Índias. https://indiagestao.blogspot.com

ver mais

mais de Sandra Maria Duarte

Comentários:

1