Qual tipo de grama?

Qual tipo de grama?

- Foto: Divulgação

Vai plantar um gramado e está em dúvida que tipo de grama deve usar? Abaixo você encontrará as espécies mais comuns encontradas facilmente nas lojas especializadas. 

Grama: ‘Paspalum notatum’ – batatais: 

Características principais: Espécie nativa do Brasil. Bastante cultivada para gramados por ser resistente ao pisoteio, à seca e a solos pobres. Não tolera a sombra. Possui aspecto mais grosseiro do que as demais e exige muita poda durante o verão. Não é muito usada em jardins domésticos por não proporcionar um bom acabamento no plantio. Plantio em torrões ou touceiras. Pode ser utilizada na contenção de taludes, porém não é recomendada para áreas extensas e demasiadamente íngremes. Pois os espaços, inevitáveis, entre suas placas, podem desestabilizar as áreas de talude, podendo até permitir o aparecimento de erosões.

Grama: ‘Axonopus compressus’ – Grama São Carlos:

Originária do sul do Brasil essa grama aprecia climas amenos, gosta de meia sombra, mas não é muito resistente ao pisoteio por ter suas folhas largas. Também não deve ser usada em lugares muito secos ou com dificuldade de regas. Regar três vezes por semana em dias quentes e duas vezes em dias mais frios. Comercialmente ela poderá ser encontrada em rolos como a grama esmeralda ou em placas simetricamente cortadas, facilitando o plantio.

Grama: ‘Zoyzia japonica’ – esmeralda:

Características principais: Espécie originária do Japão. Adapta-se bem a pleno sol, aceita mais o pisoteio do que a grama s.carlos, porém é mais sensível do que a grama batatais. Requer adubação pelo menos duas vezes ao ano e para a formação de um tapete perfeito necessita poda freqüente e irrigação com curtos intervalos. Possui menor incidência de ervas daninhas e pragas por apresentar enraizamento denso. Plantio feito em placas.  Além de ter a melhor relação custo x benefício, oferece um acabamento homogêneo e enraizamento rápido, o que a faz ser muito utilizada para contenção de taludes.

Grama: ‘Zoyzia tenuifolia’ – grama coreana:

Características principais: Espécie muito utilizada em campos de golf, porém possui crescimento lento e não é muito resistente ao pisoteio. Se não for podada, forma um verdadeiro colchão, porém isso expõe a ramagem inferior da grama o que pode dar a ela um aspecto seco. Regar três vezes por semana em dias quentes e duas vezes em dias mais frios. Evitar o uso em áreas muito secas ou com dificuldade de rega.

Gostaria de agradecer aos leitores que tem participado e colaborado com ideais e sugestões, tornando esta coluna ainda mais interativa.

Se você tem alguma sugestão para as próximas matérias ou deseja mais informações sobre gramados, entre em contato: [email protected]

Foto

Maria José Barros (Mazé)

ver mais
Publicidade:

mais de Maria José Barros (Mazé)

Comentários:

1