Questionamento de Fernanda Medina

Questionamento de Fernanda Medina

- Foto: Divulgação

No município de Mairinque, mais precisamente no centro da cidade, onde o acúmulo de veículos em horários de pico é absurdo, não existe um semáforo para ajudar no fluxo do trânsito. Existe algum projeto da Prefeitura de Mairinque para a instalação de semáforos, pelos menos, nas ruas centrais do município, como por exemplo, na Rua Santos Dumont?

Fernanda Medina 

A Divisão Municipal de Trânsito, em Mairinque, tem direcionado seu trabalho, prioritariamente, no sentido da conscientização dos motoristas, de modo que o fluxo de automóveis ocorra de maneira organizada, solidária e humanizada.  Apesar do aumento significativo de veículos, os motoristas de Mairinque têm se mostrado altamente educados, respeitam as faixas de pedestres e colaboram pare que o trânsito flua de maneira ordenada.  A Prefeitura está atenta na observação dos cruzamentos mais movimentados da cidade e, assim que considerar adequado, avaliará a real necessidade da instalação de semáforos.

Acredito que o trabalho de conscientização e educação nas escolas é fundamental para a humanização do trânsito nas ruas. A Divisão de Trânsito de Mairinque, em parceira com a Secretaria Municipal de Educação, no segundo semestre do ano passado, implantou o Projeto Educação no Trânsito, uma iniciativa que inclui uma série de palestras educativas dirigidas a crianças de dois até 11 anos, estudantes da rede pública municipal. A proposta é orientar e ensinar os estudantes, de maneira lúdica, como se comportar no trânsito como pedestre e como motorista.

Além do trabalho nas escolas, a Divisão de Trânsito de Mairinque tem trabalhado em toda a cidade para a melhoria e organização do tráfego de veículos. Muitas ações já foram feitas como a revitalização total de toda sinalização horizontal no centro da cidade, onde se concentra a maior concentração de veículos, com pinturas de faixas de pedestres em locais que não existiam, demarcações de locais para carga e descarga, pontos de taxi e acesso à cadeirante. Também foram feitas as ações de alterações de fluxo de determinadas ruas, sinalização com placas, instalações de rotatórias e entradas nos bairros do Reneville, Granada, Jardim Cruzeiro, assim como o trabalho de notificação e autuações que acontece desde 2013.

Vamos continuar nessa linha de dar prioridade à educação nas escolas, valorização da sinalização e humanização do trânsito. Hoje, notamos que o motorista de Mairinque dá preferência ao pedestre nas faixas horizontais, da mesma forma que o pedestre aprendeu a atravessar nas faixas numa relação harmoniosa entre todos que utilizam as ruas da cidade.

Foto

Fala Prefeito Mairinque

ver mais
Publicidade:

mais de Fala Prefeito Mairinque

Comentários:

1