Questionamento da leitora Aparecida Vieira

Questionamento da leitora Aparecida Vieira

Com o surto de Dengue que vem assustando a maioria dos brasileiros, oque Prefeitura de Mairinque esta fazendo para conscientizar a população sobre a doença e se o órgão tem campanhas ou métodos para acabar com a Dengue no município.

Aparecida Vieira

 Resposta:

Aparecida, como sabemos hoje o Aedes aegypti não transmite, apenas, a dengue e a febre amarela. Pesquisas atestam que o mosquito é responsável, também, pelas doenças conhecidas pelos nomes de chikungunya e zika. Os mesmos estudos alertam que existe relação entre o vírus zika e a microcefalia, uma infecção que provoca má-formação do cérebro de bebês. As previsões do Ministério da Saúde são alarmantes por conta de uma possível epidemia dessas doenças neste próximo verão que começa na segunda-feira, dia 21 de dezembro e vai até 21 de março.

Nosso Departamento Municipal de Vigilância Epidemiológica continua seu trabalho diário de conscientização e busca ativa em todos os bairros do Município. No entanto, relatos dos agentes da dengue não são nada animadores. As visitas de casa em casa mostram que os criadouros da dengue continuam a se proliferar dentro e fora das residências. Eles estão presentes nas calhas entupidas, caixas d’água destampadas, pneus, vasos de flores, garrafas e outros vasilhames abandonados no quintal. Como não existe ainda vacina contra a dengue, a prevenção ainda é o melhor remédio. Além das providências que já vinham sendo tomadas pela Vigilância em Saúde, iniciamos em dezembro um plano de ação para mobilizar todas as secretarias municipais da Prefeitura no combate, em diversas frentes, do Aedes aegypti em Mairinque.  Esse trabalho intersetorial pretende envolver todos os departamentos municipais, a exemplo da Educação, Meio Ambiente, Obras, Desenvolvimento Econômico e Sustentável, Trânsito, Conselho Municipal de Saúde, Câmara Municipal, Assistência Social, Núcleo de Educação Permanente (NEP), Vigilância Epidemiológica e Apae, entre outros. Quero aproveitar este espaço cedido pelo Jornal da Economia para pedir à população de Mairinque faça sua parte no trabalho de eliminação dos criadouros do Aedes aegypti. Se todos fizerem a sua parte conseguiremos minimizar os efeitos dessa epidemia e reduzir o número de pessoas infectadas, de internações e de outros danos mais graves à saúde da população.

Foto

Fala Prefeito Mairinque

ver mais
Publicidade:

mais de Fala Prefeito Mairinque

Comentários:

1