Imposto de Renda: Ainda dá tempo de reduzi-lo ou aumentar a restituição

Imposto de Renda: Ainda dá tempo de reduzi-lo ou aumentar a restituição

- Foto: Reprodução/Internet

É possível reduzir o valor do imposto de renda a pagar do ano que vem ou então aumentar o valor da restituição. Contudo, para que isso ocorra algumas medidas podem ser tomadas até no máximo dia 30 deste mês.

Uma das formas é fazer um plano de previdência privada, chamado Plano Geral de Benefício Livre (PGBL) que dá direito a abater no cálculo do imposto até 12% da renda tributável (total recebido no ano), desde que o contribuinte utilize a declaração no modelo completo. Isso significa que se a pessoa tem, por exemplo, rendimento de R$ 100 mil no ano, poderá ter abatimento de até R$ 12 mil. Porém, é importante prestar atenção na hora de fazer o investimento, já que outro plano de previdência com nome parecido, o Vida Gerador de Benefício Livre (VGBL) não permite o abatimento na declaração.

Outra opção é a doação para entidades beneficentes. A Lei permite a doação de até 6% do imposto devido. Para se beneficiar dessa vantagem, é preciso lembrar que o contribuinte não pode destinar o dinheiro diretamente a uma instituição assistencial, devendo aplicar recursos por meio do Fundo Municipal da Criança e do Adolescente (FUMCAD) de sua cidade. O desconto pode chegar a 8% se a pessoa complementar com destinação a projetos credenciados pelo Ministério da Saúde referentes à deficiência, que dão direito a mais 1% e a programas de combate ao câncer (outro 1%).

Há também a possibilidade de apoiar projetos de lei de incentivo federal à cultura ou ao esporte, casos que dão, igualmente, direito a descontar 6% do imposto devido. A Doação não é cumulativa é necessário escolher uma ou outra opção de dedução.

O sitio IR do bem (www.irdobem.com.br) é muito interessante. Inserindo poucos dados de sua renda, um simulador aponta qual o valor que você poderá doar. Além disso no site há a indicação de vários projetos que podem receber a doação. Projetos importantes como carreta literária, que trata da doação, para secretarias de educação e cultura e prefeituras municipais, de equipamento móvel (carreta sobre rodas), com um acervo de 400 livros dentro dele, para atender a rede de ensino público da zona rural de municípios brasileiros. Todas as unidades da Carreta Literária são devidamente equipadas e licenciadas para funcionar como biblioteca itinerante. O projeto Doutorzinhos em Ação é uma ação social formada por voluntários que dedicam seu tempo para alegrar a vida de pessoas no ambiente hospitalar. Estes podem ser pacientes, médicos, familiares, enfermeiras, porteiros, seguranças enfim todas as pessoas que circulam nestes locais e muitas vezes precisam de um momento alegre para amenizar situações difíceis. Os Doutores-Palhaços do projeto acreditam que o humor promove uma atitude positiva e esperançosa no hospital, capaz de transformar o espaço e promover a alegria principalmente para os pacientes. O Projeto de núcleos Estrada Cultural – ensina música clássica para crianças e adolescentes (09 a 15 anos), alunos de escolas públicas, moradores de comunidades carentes no Estado do Rio de Janeiro. Oferece uma oportunidade real de mudança de vida para estas crianças e jovens que vivem em áreas de risco social, os preparando e capacitando para arte e profissão da música.

Existem vários projetos já consolidados e que podem receber doações. Vamos em frente, ainda dá tempo de reduzirmos o imposto a pagar destinando nosso dinheiro para projetos que podem transformar a vida das pessoas!. Na dúvida consulte seu contador!.

 

 

Foto

Ricardo Rios

ver mais
Publicidade:

mais de Ricardo Rios

Comentários:

1