Ninguém te Pediu!

Ninguém te Pediu!

- Foto: Divulgação

Na semana passada um hospital no Afeganistão onde operava a organização Médicos Sem Fronteiras (MSF) foi atacado e o bombardeio aéreo matou 22 pessoas e deixou muitos feridos.

Finalmente a organização resolveu retirar todo seu pessoal de Kunduz, Afeganistão.

 

Depois de passar os últimos 14 anos da minha vida num país asiático, tive a oportunidade em diversas ocasiões, de presenciar o modo de pensamento deste povo.

 

Muitos me perguntam por que os ocidentais tem a mania de se meterem onde nãosão chamados. Eles acham um absurdo os ocidentais formarem ONGs para irem até a Ásia ajudar quem NÃO pediu por sua ajuda.

Eu simplesmente respondo que ocidentais são na maioria cristãos e que acreditam em ajudar as pessoas mesmo que elas não solicitem.

 

Já me disseram que NÃO querem ajuda, que nunca pediram ajuda de ninguéme que somos intrometidos e temos SÍNDROME DE DEUS, ou seja de querer consertar o mundo. Se Deus quisesse um mundo perfeito e sem problemas, assim o teria feito.

 

Há também um outro fator importante para que os povos do subcontinente asiático não aceitem a intromissão de estrangeiros; eles acreditam na justiça divina e se alguém está sofrendo é porque fez algo de errado e deve pagar pelo erro cometido. Eles chamam isso de Karma e acreditam que o que aqui se faz, aqui se paga; e portanto não se deve interferir no karma da outra pessoa.

 

Ao ir para o país dos outros sem se importar se é isso ou não que eles querem, os estrangeiros passam a interferirno karma da pessoa que estão ajudando. Os estrangeiros atrapalham os desígnios divinos e não permitem que as pessoas paguem pelos erros cometidos. 

 

Já ouvi muitas outras coisas também e fiquei pasma ao ver que eles NÃO ficam agradecidos pela ajuda que recebem, mas na verdade ficam com raiva dos ocidentais por darem de heróis e se intrometerem onde não são chamados.

 

Outra coisa que me dizem é que o ocidente tem seus problemas de violência urbana, acidentes automobilísticos, consumo elevado de álcool e drogas, e me perguntam porque as ONGs não ajudam suas próprias pessoas ao invés de irem do outro lado do mundo interferir na cultura e crenças religiosas deles.

 

Eles me fizeram ver que há milhares de anos os cristãos com suas cruzadas sanguinolentas em nome de deus e com seus padres jesuítas que atravessavam o oceano atlântico para irem catequizar os índios da américa latina, em nada mudaram. Os cristãos nunca respeitaram os outros povos e sempre impuseram sua religião e cultura a força, a base da chibata. Mais de quinhentos anos se passaram e os cristãos continuam indo para outros países querendo evangelizar outros povos e se intrometendo em assuntos que não lhes pertence.

 

Ao atrapalhar o karma de uma pessoa, esta pessoa terá que retornar (eles acreditam em reencarnação) e sofrer novamente, visto que seu sofrimento foi interrompido por um estrangeiro intrometido.

 

O ideal é ficar “cada um no seu quadrado” e ajudar somente aos que solicitarem sua ajuda. Afinal já é bastante difícil ajudarmos a nós mesmos.

 

Pense bem, você pode estar querendo deixar de fumar, deixar de beber, deixar de usar drogas, deixar de jogar no bingo e não consegue! Você deseja emagrecer e não consegue nem controlar o que põe na própria boca!

 

Como ousa querer ajudar a outrem se não consegue ajudar a si mesmo?

 

Eu te digo. Porque enquanto você está olhando para os problemas dos outros, você não precisa encarar seus próprios problemas.

 

Por: Sandra Maria Duarte

 

 

Foto

Sandra Maria Duarte

Sandra Maria Duarte é Professora, geógrafa e psicanalista e vive na Índia O Melhor Blog sobre a Índia é Sucesso entre Jornalistas e Professores. Tema de tese de Doutorado, Mestrado e diversos TGs. Fonte da novela Caminho das Índias. https://indiagestao.blogspot.com

ver mais

mais de Sandra Maria Duarte

Comentários:

1