O que é SAR?

O que é SAR?

- Foto: Reprodução / Internet

Uma amiga brasileira me disse que acabou de comprar um smartfone. Por curiosidade e aguisa de comparação, perguntei-lhe qual é o SAR no Brasil. Ela não soube me responder pois sequer sabia o que é SAR.

 

SAR é um acronismo em inglês que significa Specific Absorption Rate que foi traduzido para o português como Taxa de Absorção Específica.

 

As ondas de energia eletromagnéticas de rádio frequência são absorvidas pelo corpo humano podendo causar grandes danos a saúde e levar a morte.

                                                                                                               

Quando compramos um telefone celular na Índia, eles vem com um papel em separado notificando aos usuários o SAR do aparelho. No caso do meu Sansung GT-S7262 o SAR é de 2.0 W/kg. No manual de instruçãohá também uma parte específica esclarecendo que o SAR máximo medido para a cabeça é de 0,497 W/kg e o SAR máximo medido para o corpo é de 0,311 W/kg quando mantido a uma distância de 1,5 cm do corpo.

 

O manual de instrução ainda deixa claro que pessoas que usam marcapasso devem manter o celular há 15 cm de distância do corpo. O celular não deve ser utilizado dentro de aviões e quando houver chuvas com raios.

 

No Brasil o orgão responsável por controlar o SAR é a Anatel.

 

Em 2 de julho de 2002, a Anatel aprovou o Regulamento sobre Limitação da Exposição a Campos Elétricos, Magnéticos e Eletromagnéticos na Faixa de Radiofrequências entre 9 kHz e 3 GHz.

 

Segundo o website da Teleco, “Diversas pesquisas permitiram concluir que 4 W/kg é a intensidade de SAR que pode ser considerada perigosa, isto é, capaz de elevar a temperatura do tecido biológico humano em 1ºC. Para a determinação dos limites recomendados de exposição, esse valor é dividido por um fator de segurança, que é igual a 10 para exposição ocupacional e 50 para população em geral, pelas recomendações da ICNIRP, adotadas no Brasil....”

                                                                             

Minha amiga disse que no telefone celular dela nada veio escrito sobre o SAR e foi por isso mesmo que resolvi escrever este texto para os leitores do Jornal da Economia.

 

Para quem se preocupa com a saúde, usa marcapasso, fala ao celular em dias de chuva, dorme próximo ao celular, fica ouvindo música no celular por muito tempo, continua falando ao celular mesmo quando ele dá uma “esquentadinha” etc., sugiro que leia a matéria sobre o SAR  no seguinte website: http://www.teleco.com.br/tutoriais/tutorialespecradio/pagina_3.asp

 

Para os que não tem paciência de ler a matéria no site supracitado, quem sabe estas imagens te convencerão da importância em se prevenir quanto ao SAR: https://www.google.com.br/search?q=burned+using+mobile+phone&biw=1366&bih=651&source=lnms&tbm=isch&sa=X&ved=0CAYQ_AUoAWoVChMIkpzAg5LrxwIVyH-QCh0Zlgs-#imgrc=_

 

Por: Sandra Maria Duarte

Foto

Sandra Maria Duarte

Sandra Maria Duarte é Professora, geógrafa e psicanalista e vive na Índia O Melhor Blog sobre a Índia é Sucesso entre Jornalistas e Professores. Tema de tese de Doutorado, Mestrado e diversos TGs. Fonte da novela Caminho das Índias. https://indiagestao.blogspot.com

ver mais

mais de Sandra Maria Duarte

Comentários:

1