A falácia da honestidade

A falácia da honestidade

- Foto: Divulgação

Muitas vezes quando você compra um botijão de gás, este não possui os quilos de gás que realmente deveria ter. O combustível que você coloca no seu veículo, pode estar adulterado. Até mesmo o rolo de papel higiênico, vem com menos metros do que está indicado na embalagem.

As empresas tentam a todo modo aumentarem seus lucros oferecendo produtos e serviços com qualidade muito inferior ao que foi prometido aos clientes.

Assim sendo, o governo teve que criar o INMETRO (Instituto de Metrologia, Qualidade e Tecnologia), em uma tentativa de fazer com que as empresas cumpram o que prometem. Criou também a Vigilância Sanitária para cuidar da qualidade dos alimentos oferecidos, mas mesmo assim, nesta semana vimos no noticiário que 52 crianças de uma escola particular de ensino, foram hospitalizadas devido à infecção intestinal. Há também organismos que cuidam da qualidade da água, dos medicamentos etc.

Quando isto falha, o consumidor apela para o PROCON, Serviço de Proteção ao Consumidor e ao IDEC, Instituto Brasileiro de Defesa do Consumidor. Se estes órgãos também não derem conta, ainda temos os tribunais de Pequenas Causas e os tribunais normais. Atualmente ainda existe o website Reclame Aqui, onde as pessoas podem fazer suas reclamações via Internet.

O importante é que a pessoa procure por seus direitos, pois há muitas empresas lesando a população inocente. No caso de cursos de computação e de inglês a situação fica ainda pior, pois não há um órgão que fiscalize a qualidade do material didático e os alunos acabam aprendendo errado. Veja por exemplo o caso do curso de inglês WiseUp que está com a cotação “Ruim”, representada por uma carinha vermelha no website: http://www.reclameaqui.com.br/indices/2942/wise-up-cursos-de-idiomas

Esta escola faz a Venda Casada de Material, o que é uma pratica ilegal. O material vem defeituoso, faltando páginas, incorreto e ainda com erros grotescos, pois não passou por uma revisão.

Toda pessoa que planeja estudar inglês deve fazê-lo com escolas que não pratiquem a Venda Casada de Material e que utilizem livros de editoras renomadas como da Cambridge University Press ou da Oxford University Press, pois os livros escritos por autores brasileiros, como no caso da escola supracitada, não tem a mesma qualidade que os livros publicados em países cujo idioma é o inglês.

Antes de adquirir um produto ou um serviço, é recomendável que você averigue a avaliação do mesmo nos órgãos de defesa do consumidor e no Reclame Aqui, para não entrar em uma fria e perder tempo e dinheiro, além de ter que passar raiva e ter infinitas dores de cabeça. 

Seja um consumidor consciente e esperto e evite problemas.

Foto

Sandra Maria Duarte

Sandra Maria Duarte é Professora, geógrafa e psicanalista e vive na Índia O Melhor Blog sobre a Índia é Sucesso entre Jornalistas e Professores. Tema de tese de Doutorado, Mestrado e diversos TGs. Fonte da novela Caminho das Índias. https://indiagestao.blogspot.com

ver mais

mais de Sandra Maria Duarte

Comentários:

1