Passividade e aumento da criminalidade

Passividade e aumento da criminalidade

Ao observarmos os altíssimos índices de criminalidade urbana que assola as cidades brasileiras, culpamos de imediato a falta de policiamento. Algumas pessoas, culpam o sistema penal; onde há falta de presídios e prisões para se colocar tantos malfeitores. E outras pessoas jogam a culpa no judiciário, apontando para leis falhas e muito brandas.

 

A população brasileira sente-se insegura ao caminhar pelas ruas das grandes cidades do Brasil. Os motoristas estão em constante medo de serem assaltados nos semáforos (sinais, faróis, sinaleiras) segundo a região do Brasil, cada um tem um nome diferente para a sinalização luminosa de trânsito. 

 

São arrastões em trens, ônibus, praias, metro etc. Sequestros relâmpagos, roubos, furtos de automóveis, assaltos a mão armada, e ultimamente muitos latrocínios, que são assaltos seguidos de morte.

 

A polícia avisa a população a não reagir e a pacificamente dar seus pertences aos malfeitores que diariamente infringem as leis pois sabem que não serão punidos. Os brasileiros assim o fazem. Dão seus pertences aos ladrões, mas mesmo assim, ultimamente o número de roubos seguidos de morte tem aumentado muito. Para os ladrões não basta mais roubarem, agora também matam, pois sabem que não irão presos.

 

A polícia e o governo, após tantos anos falando para o povo não reagir, criou assim já duas gerações de cidadãos covardes. Duas gerações de pessoas que foram ensinadas, educadas e adestradas a não reagirem; a ficarem quietas e a não lutarem e buscarem por seus direitos e justiça.

 

Esta passividade do povo brasileiro facilita as atividades ilegais dos ladrões e mais ainda ao governo. Ambos sabem que o povo brasileiro é um bando de cordeiros assustados, medrosos, covardes e consequentemente acomodados. Assim, ficou muito fácil para os governantes fazerem o que quiserem com seus cidadãos e também para os assaltantes lhes roubarem com tranquilidade, pois já sabem que foram treinados a não reagirem.

 

As pessoas agora estão sendo mortas a sangue frio. Mesmo dando seus pertences aos ladrões, as vítimas estão sendo assassinadas. Os casos de latrocínio aumentam a cada dia, basta assistir aos os noticiários de todos os canais de televisão brasileiros para confirmar este fato.

 

As grandes e medias cidades brasileiras estão entregues as mãos dos bandidos, que somada a covardia e passividade do povo brasileiro, indica que os índices de criminalidade vão continuar aumentando a passos largos.

 

 

Foto

Sandra Maria Duarte

Sandra Maria Duarte é Professora, geógrafa e psicanalista e vive na Índia O Melhor Blog sobre a Índia é Sucesso entre Jornalistas e Professores. Tema de tese de Doutorado, Mestrado e diversos TGs. Fonte da novela Caminho das Índias. https://indiagestao.blogspot.com

ver mais

mais de Sandra Maria Duarte

Comentários:

1