Dia dos Namorados e diferenças entre os sexos

Dia dos Namorados e diferenças entre os sexos

- Foto: Reprodução / Internet

Desde a Grécia antiga os filósofos questionavam uma possíveldiferença entre a funcionalidade do cérebro feminino e a do masculino. No século 19 os cientistas começaram a estudar o dimorfismo cerebral entre os sexos opostos. Agora neste século, através do uso de ressonânciamagnética,os cientistas tem descoberto muitas informações em relação a isto.

A memória masculina parece ser em bits enquanto a memória feminina é com certeza em gigabytes. Em uma briga de casal, as mulheres desenterram fatos ocorridos há muitos anos atrás. Elas nunca se esquecem de nada, de nenhum detalhe, e podem até mesmo repetir as palavras que seus companheiros lhes disseram há muito tempo atrás. A capacidade masculina de lembrar com tanta clareza os detalhes de uma conversa ou discussão que ocorreu há 5 anosé muito menor do que a da mulher.

A oxitocinaé um hormônio produzido em abundância nas mulheres. Este hormônio induz as contrações no útero e é importante no período de lactação.

Este hormôniotambémé um dos responsáveis pela memória a longo prazo e por isso mesmo as mulheres lembram de detalhes que ocorreram há anosatrás, e na hora de uma briga, sempre lançammão desta memória longa para trazer fatos antigos novamente à tona. Portanto namorados, não adianta querer tentar ganharde uma mulher em uma argumentação em relação a coisas do passado. O fato é que homens não tem útero para ter contrações e não amamentam e assim sendo, nunca irão produzir as mesmas quantidades de oxitocina que as mulheres produzem.

Saiba que as mulheres são criaturas hormonais. Diversos hormôniossão produzidos pelo corpo feminino e isso torna as mulheres muito mais emocionais principalmente durante a TensãoPré-menstrual (que como o nome sugere ocorre antes da menstruarão) e durante a gravidez.

O que fazer? Simplesmente ter paciência com sua namorada. Deixe que ela fale tudo o que quiser. Deixe ela desabafar atéque seusníveis hormonais abaixem e voltem ao normal.

Você deve saber que algumas mulheres sofrem com os hormôniosmuito mais do que outras, que poucos sintomas apresentam.

Tenha paciência com sua namorada, pois ela pode pirar até mesmo por e-mail, sms e whatsapp.Simplesmente leia o que ela te escreveu e apague. No máximo o que você pode fazer é perguntar se ela está bem, mas nunca pergunte se ela está na TPM pois ai então ela pode pirar de vez. No geral, após os hormônios diminuírem, ela acaba pedindo desculpas e dizendo que te ama e não pode viver sem você. O pior é que muitas mulheres nem percebem quandoestão na TPM.

Uma coisa importante a dizer é que a mesma Oxitocina que faz as mulheres terem uma memória de elefante,étambém o hormônio que faz com que as mulheres sejam maternais e tenham a paciência e o carinho necessários para cuidarem de seus filhos!

Apesar de biologia não ser algo muito romântico, ter conhecimentos básicos como estes podem ajudar a salvar muitos relacionamentos de mal entendidos.

Um grande beijo a todos e todas neste Dia dos Namorados!

 

Por: Sandra Maria Duarte

Foto

Sandra Maria Duarte

Sandra Maria Duarte é Professora, geógrafa e psicanalista e vive na Índia O Melhor Blog sobre a Índia é Sucesso entre Jornalistas e Professores. Tema de tese de Doutorado, Mestrado e diversos TGs. Fonte da novela Caminho das Índias. https://indiagestao.blogspot.com

ver mais

mais de Sandra Maria Duarte

Comentários:

1