19/01/2017 às 13h22min - Atualizada em 19/01/2017 às 13h22min

Greve na Santa Casa de São Roque é suspensa após 38 dias de paralisação

Da Redação: Rafael Barbosa - Foto: Rafael Barbosa
Da Redação: Rafael Barbosa - Foto: Rafael Barbosa

A greve dos funcionários da Santa Casa de São Roque foi suspensa, após um período de paralisação de 38 dias. O movimento iniciou-se no dia 12 de dezembro devido ao não pagamento de salário e do 13°. Segundo a irmandade, foi acertado o pagamento do Salário Dezembro, Adiantamento Salário Janeiro, Vale Transporte e Cesta básica nesta quinta-feira (19), seguindo o acordo foi firmado entre o Tribunal Regional do Trabalho (TRT), a Santa Casa e Prefeitura.

O pagamento do 13º salário ainda está sendo negociado, entretanto segundo o Diretor Social do Sindicato dos trabalhadores de Saúde de Sorocaba e Região (SinSaúde), Francisco de Almeida, caso a pendência não seja paga até o dia 26 de janeiro, data de uma nova audiência judicial entre as partes, o movimento de paralisação pode retornar ao hospital. O diretor também salientou que durante todo o tempo de paralisação, pelo menos 30% do corpo grevista atuou na santa casa, como o previsto pela Lei.

De acordo com a Santa, o acerto da pendência restante (o 13°) está sendo estudada. “Sendo uma dívida do Exercício de 2016, temos que consultar o TCU da viabilidade de utilizarmos a verba do Convenio da Prefeitura deste exercício de 2017”, afirmou a irmandade em nota enviada a nossa redação.

Nascimentos na irmandade

A nova gestão da Santa Casa assumiu a direção da irmandade no dia 05 de janeiro e informa que, desde então foram realizados 46 partos no hospital, sendo 16 referentes a munícipes de São Roque, o equivalente a 36% dos procedimentos. Os demais partos (64%) foram realizados em munícipes das cidades vizinhas, Mairinque (10), Araçariguama (10), Alumínio (9) e Cotia (1). “Desta forma é imprescindível que os municípios vizinhos contribuam com maior recurso financeiro para ajudar nas despesas destes atendimentos”, afirma a Administradora do hospital, Márcia Cruz. A irmandade tem a expectativa de que 80 crianças nasçam no hospital até o fim de janeiro.

A contração das equipes médicas e prestadores de serviços do hospital já estão praticamente concluídos. As contratações são feitas inicialmente em sistema emergencial e a irmandade afirma que já conta com o serviço de pediatria, sendo que o próximo passo é a implantação do o serviço de Trauma-Ortopedia.

Volta de convênios

A Santa Casa de São Roque também informou que voltou a atender os seguintes convênio: Mediplan, Allianz, Amil, Apas, Bradesco, Cabesp, Careplus, Cassi, Cesp, Economus, Golden Cross, Green Life, Intermédica, Life Empresarial, Mediservice, Notredame e Saúde Caixa, bem como os atendimentos particulares, tanto para consultas, partos, internações e procedimentos cirúrgicos.


Link
Notícias Relacionadas »
Comentários »
Comentar

*Ao utilizar o sistema de comentários você está de acordo com a POLÍTICA DE PRIVACIDADE do site https://jeonline.com.br/.