14/01/2017 às 16h24min - Atualizada em 14/01/2017 às 16h24min

Prefeitura diz que itens médicos descartados ao lado de Posto de Saúde estavam inutilizáveis

Da Redação: Rafael Barbosa - Imagem: divulgação
Da Redação: Rafael Barbosa - Imagem: divulgação

A Prefeitura de São Roque afirmou que os itens médicos descartados na noite desta sexta-feira (13), nas proximidades do Centro de Saúde, localizado na Avenida John Kennedy, em São Roque, não poderiam ser utilizados por risco de contaminação. A denúncia de descarte irregular de materiais médicos foi feita através de um vídeo de origem anónima, que foi amplamente veiculado aos meios de comunicação e redes sociais,e que mostra diversos itens de uso hospitalar, como espátulas bucais, medicamentos e fraudas, sendo descartados em sacos de lixo. 

O autor do vídeo questiona a administração municipal, afirmando que o descarte é irregular e que os materiais estariam lacrados e dentro do prazo de validade. "Isto é uma vergonha para a cidade de São Roque. Enquanto temos postos de saúde relatam falta de remédios, medicamentos estão sendo descartados aqui" afirma o autor da denúncia. Confira o vídeo abaixo.

O Jornal da Economia procurou a Prefeitura de São Roque para abordar o caso e segundo a administração municipal, com as enchentes que atingiram São Roque em março de 2016, muitos materiais foram atingidos pelas águas que invadiram o Centro de Saúde, inutilizando os produtos devido ao risco de contaminação. Entretanto, ao invés de serem descartados, os itens foram mantidos na sala de armazenamento e acabaram entrando em contato com outros produtos posteriormente, inviabilizando a utilização dos mesmos. Fatores externos, como goteiras nas salas onde os produtos eram guardados, também teriam contribuído para a deterioração de parte dos materiais.

De acordo com a Diretora de Saúde de São Roque, Andréa Moraes Rodrigues, o problema foi descoberto durante o trabalho de reorganização  e limpeza pela qual as áreas do Centro de Saúde estão passando e que são organizadas pela atual gestão municipal. Ao analisarem o setor armazenamento do centro, a equipe teria encontrado o lugar em um estado precário e, após organizar o recinto, analisou que parte dos produtos não poderia ser utilizada, optando pelo descarte do material.

“Nossa equipe ainda está trabalhando no local para organizar a sala onde os materiais estavam guardados e finalizar o levantamento dos itens comprometidos. O Departamento de Obras esteve no Centro de Saúde e realizou uma limpeza das calhas do edifício, o que ajudou muito com o problema das goteiras, então estamos trabalhando para colocar tudo em ordem. É importante que se diga que nenhum dos itens colocados ao lado do posto era nocivo a saúde e foram dispostos na parte externa do prédio para que equipes da prefeitura providenciassem a destinação correta dos mesmos ” disse a diretora, ao afirmar também que mais itens podem ser descartados.

 

Fotos mostram o estado da sala onde os produtos eram guardados e o resultado do trabalho de organização realizado no local. (Fotos: Divulgação)

Nossa redação esteve no local onde o vídeo da denúncia foi filmado na manhã deste sábado (14) e os itens citados no vídeo não se encontram mais no Centro de Saúde.

 


Link
Notícias Relacionadas »
Comentários »
Comentar

*Ao utilizar o sistema de comentários você está de acordo com a POLÍTICA DE PRIVACIDADE do site https://jeonline.com.br/.