13/01/2017 às 17h04min - Atualizada em 13/01/2017 às 17h04min

Nova administração da Santa Casa fala sobre os desafios e planos da atual gestão

Da Redação: Rafael Barbosa - Foto: Rafael Barbosa
Da Redação: Rafael Barbosa - Foto: Rafael Barbosa

A nova administração da Santa Casa de São Roque completou uma semana à frente da Irmandade. A equipe da nova gestão assumiu a Santa Casa na sexta-feira passada (05), após o decreto do Prefeito Cláudio Góes, que encerrou a intervenção que ocorreu no governo municipal anterior. O Jornal da Economia procurou a nova gerência do hospital para fazer um balanço não apenas sobre atual situação da Irmandade, mas também sobre os planos para o futuro do hospital.

A gestão do Hospital foi devolvida para a Irmandade, representada pela Provedora Leila Maria Camilo, enquanto que a administração do hospital ficou ao encargo de Márcia Cruz, que já atuou na Santa Casa entre os anos de 2005 e 2012. A administração da irmandade também conta com o auxílio do Comitê Gestor, que tem na Coordenação o Presidente da AISAM Vinício Cesar Pensa, pelo ex-prefeito Efaneu Nolasco Godinho e o empresário Eduardo Estefano Filho.

“O ex-prefeito Efaneu irá dedicar-sena busca de novos recursos, através de contatos com Governo Estadual e Federal. Já Eduardo tem uma participação importante na criação do Plano Santa Casa Saúde há 23 anos e ficará encarregado de fazer contatos com a ANS (Agência Nacional de Saúde), entre outros órgãos, no sentido de resgatarmos o Plano Santa Casa Saúde de São Roque”, afirmou Vinício.

A equipe administrativa não terá uma tarefa fácil e os primeiros desafios foram garantir os atendimentos no Pronto Atendimento e na Maternidade, além contratação das equipes médicas e levantamento das dívidas da irmandade, processo que ainda está sendo realizado e embora não exista um número exato para o valor, a administração da irmandade já afirma que o déficit é muito expressivo.

Pagamentos dos funcionários

Com relação ao pagamento dos funcionários, que estão em greve há mais de um mês, a Santa Casa deveria iniciar o processo de pagamento dos médicos e funcionários da irmandade nesta sexta-feira (13), com a legalização da eleição da provedora da Santa Casa, Leila Maira Camilo, ocorrida em dezembro de 2016, através do registro legal da ata da eleição no cartório de São Roque.

Com a legalização da atual provedora da irmandade, a Prefeitura pode realizar o depósito da verba referente ao seu convênio com o hospital, entretanto segundo informações o pagamento não pode ser realizado devido a tramites burocráticos bancários. Os pagamentos são relativos ao mês de dezembro e o pagamento do 13° salário ainda será discutido com os funcionários e o Sindicato dos Trabalhadores de Saúde de Sorocaba e Região (SinSaúde), porém já foi informado que a Irmandade irá propor o parcelamento do valor.

A administração também informou que a contratação das equipes médicas já está praticamente finalizada. “As especialidades preconizadas pelo Ministério da Saúde para o porte de nosso hospital requer serviços médicos em clínica médica, pediatria, ginecologia/obstetrícia, anestesia e cirurgia geral. Deste modo estão previstos sete médicos presenciais durante o dia e cinco a noite, com retaguarda de outros médicos à distância. Este é o quadro mínimo para atender a demanda de nossa unidade”, afirmou MárciaCruz.

Terceirização e planos para o futuro

Outro ponto sensível sobre a Irmandade, são diversas terceirizações de serviços promovidas pela FENAESC, Organização que administrava a Santa Casa. Atualmente os trabalhos de lavanderia, limpeza, radiologia, e laboratório são realizados por empresas terceirizadas, que devido às pendências, a maioria destes serviços já esta suspensa. “No momento estamos em negociação para ver qual será o melhor custo X benefício para executar os serviços”, afirmou Márcia Cruz.

Quando questionados sobre os planos para os primeiros meses de administração pelaIrmandade, os gestores afirmam que a intenção é ampliar a arrecadação com os atendimentos particulares/convênios e melhorar as condições físicas/assistenciais, sobretudo da maternidade, que é o cartão de visita da Santa Casa. Tudo isso visa recuperar a credibilidade da Irmandade.

“É importante frisar que, apesar das dificuldades, estamos conseguindo grandes progressos a cada dia que passa, e temos que reconhecer o bom entrosamento com a Irmandade nas pessoas da Provedora Leila, a Tesoureira Maria Eugenia, o Presidente do Conselho José Haroldo, que não tem poupado esforços em colaborar com nossos serviços, finalizou a Administradora Márcia Cruz e o Coordenador do Comitê Gestor Vinício Pensa.


Link
Notícias Relacionadas »
Comentários »
Comentar

*Ao utilizar o sistema de comentários você está de acordo com a POLÍTICA DE PRIVACIDADE do site https://jeonline.com.br/.