13/01/2017 às 09h47min - Atualizada em 13/01/2017 às 09h47min

Dia 20 janeiro: Dia do farmacêutico

Da Redação: Rafael Barbosa - Foto: Reprodução / Internet
Da Redação: Rafael Barbosa - Foto: Reprodução / Internet

No dia 20 de janeiro comemoramos o Dia do Farmacêutico, uma profissão que passou a ser oficialmente reconhecida no século XX embora suas atribuições sejam milenares. Peritos na manipulação, produção, seleção e dispensação de medicamentos, estes profissionais podem exercer cerca de 71 atividades diferentes dentro de sua área de atuação e embora erroneamente possam não ser tão valorizados quanto as profissões médicas, exerce um papel fundamental no zelo pela saúde da população.

A história da escolha deste dia data de 1941, na época em que ainda eram conhecidos como boticários, quando a Associação Brasileira de Farmacêuticos (ABF) debateu o tema em uma de suas reuniões devido à sugestão do farmacêutico Oto Serpa Grandado.

A idéia era simples: na época a maioria das profissões já tinha o seu dia como uma forma de homenagear não apenas os seus profissionais, mas também de celebrar os ideais tão necessários para o desempenho de suas funções. Então porque os farmacêuticos não deveriam ter também o seu dia?

Assim, decidiu-se que o dia de celebração seria em 20 de janeiro, data da Fundação da ABF, que na época era a maior representante da categoria no país, e após anos de muita luta a data foi estabelecida através da Resolução nº 460, de 23 de março de 2007. O empenho pela valorização dos profissionais da farmácia levou a fundação do Conselho Federal de Farmácia, em 1998, responsável pela entrega da Comenda do Mérito Farmacêutico entregue a todos aqueles que contribuíram de forma relevante a valorização e evolução desta profissão tão importante em nossa sociedade.  O dia também é internacionalmente comemorado em 25 de setembro, data instituída pelo Conselho da Federação Internacional Farmacêutica (FIP) durante o Congresso da FIP realizado em Istambul.

Desde a criação da profissão, os farmacêuticos viram suas atividades passarem por diversas transformações, separando-se em uma área diferente da medicina, passando a utilizar também produtos sintéticos em seus medicamentos e até mesmo viram a forma como a população os chama mudar com o passar do tempo. Mas independente de serem chamados de apotecários, boticários ou farmacêuticos, a sua importância não mudou, assim como sua dedicação para coma população e assim, nada mais importante que homenageá-los e agradecê-los, não apenas no dia 20 de janeiro, mas a cada atendimento educado, sugestão bem feita e sorriso dado nas farmácias desta vida. 


Link
Notícias Relacionadas »
Comentários »
Comentar

*Ao utilizar o sistema de comentários você está de acordo com a POLÍTICA DE PRIVACIDADE do site https://jeonline.com.br/.