13/01/2017 às 09h33min - Atualizada em 13/01/2017 às 09h33min

Idoso cai no “golpe do falso benzedor” e perde R$ 10 mil

Da Redação: Rafael Barbosa - Foto: Reprodução / Internet
Da Redação: Rafael Barbosa - Foto: Reprodução / Internet

Um homem de 77  anos foi vítima de estelionatários ao cair no “golpe do falso benzedor”, na última terça-feira (10), em São Roque. Segundo informações da Polícia Civil de São Roque, a vítima foi abordada na região central do município por um homem simpático, moreno, magro e com idade entre 25 e 30 anos, que rapidamente iniciou uma conversa com o idoso.

Após ganhar a confiança do homem, este afirmou conhecer um homem que benzia as pessoas, curando males como dores de cabeça e costas, além de também benzer objetos pessoais, residências e até mesmo dinheiro, caso o mesmo tivesse alguma quantia guardada em sua casa. Ao cair na lábia do vigarista, o idoso afirmou que guardava uma quantia substancial de dinheiro em casa e assim, o criminoso afirmou que, caso a vítima estivesse interessada, ele poderia apresentá-la ao “benzedor”.

A vítima concordou em conhecer o tal benzedeiro, sendo levado a um carro pequeno e de cor preta, com placa de Santo André, onde foi apresentado a um homem que aparentava ter entre 35 a 40 anos de idade, de pele cor parda, gordo e de rosto ovalado, que afirmou que realmente abençoava objetos e pessoas. Após uma breve conversa com o homem, os três foram até a residência do idoso, localizado no bairro Jardim Conceição, onde a vítima entrou em sua casa e apanhou um pacote contendo R$ 10 mil reais e o levou para que o “benzedor” abençoasse a quantia.

O marginal então realizou o “trabalho” e colocou a quantia em dinheiro dentro uma pequena caixa de papelão amarrada com fita adesiva transparente. Em seguida, o criminoso entregou a caixa ao idoso afirmando que este só deveria abrí-la após sete dias, despedindo-se da vítima em seguida e deixando o local.

O que o senhor de idade não sabia é que o vigarista havia escondido o dinheiro sem ser visto. Ao entrar na casa, a vítima desconfiou da ação e ao abrir a caixa, constatando que a mesma continha apenas papel picado.

O crime foi apresentado na Delegacia de São Roque e a Polícia Civil de São Roque está investigando o caso. As autoridades irão intensificar as diligencias e realizar vistorias em carros suspeitos e que tenham a mesma descrição do veículo utilizado pelas vigaristas, além de tentar identificar os suspeitos através de câmeras de segurança localizadas na região onde a vítima foi abordada. “Também iremos apresentar a vítima um álbum fotográfico contendo fotos de pessoas que já foram presas e investigadas por esse tipo de crime, na tentativa de que ocorra um reconhecimento fotográfico”, afirmou o Escrivão Chefe da Delegacia de São Roque, Anderson Góes.

Cuidado com estelionatários

Estatisticamente idosos são as pessoas mais visadas por estelionatários, porém não apenas as pessoas de idade que podem cair na lábia de pessoas mal intencionadas. Para evitar ser lesado por este ou outros golpes criminosos, é importante lembrar de algumas dicas importantes com relação a segurança.

Sempre desconfie de pessoas desconhecidas que o abordem na rua ou ofereçam auxilio de qualquer tipo e nunca compartilhe informações pessoais, como local onde mora, número de telefone, dados bancários ou informações sobre parentes a pessoas que não conheça. Evite guardar grandes quantidades de dinheiro em casa e sobre hipótese nenhuma aceite carona de estranhos ou deixe que desconhecidos entrem em sua residência.

“Desconfie sempre da ação de pessoas que não conheça e, na duvida, acione a Policia Militar, Policia Civil ou Guarda Municipal. Se possível tente anotar ou decorar informações sobre as pessoas suspeitas, como características físicas ou o carro utilizado por eles, pois estes são dados muito importantes e que podem auxiliar nas investigações das autoridades”, completa Góes.

Pessoas que tenham informações sobre o caso ou que também tenham sido vítimas deste ou de outros golpes podem procurar as autoridades diretamente na Delegacia de São Roque, ou entrar em contato com as autoridades através dos contatos 4712-2211 / 4712-5060 , ou 181 (disk denúncia).


Link
Notícias Relacionadas »
Comentários »
Comentar

*Ao utilizar o sistema de comentários você está de acordo com a POLÍTICA DE PRIVACIDADE do site https://jeonline.com.br/.