06/01/2017 às 14h02min - Atualizada em 06/01/2017 às 14h02min

Quer economizar energia? Fique de olho na sua geladeira

Conversion - Foto: Reprodução / Internet
Conversion - Foto: Reprodução / Internet

Com a chegada do verão, apesar da economia de energia por conta dos banhos quentes que ficaram no inverno, ainda existem outros hábitos que fazem com que as pessoas consumam ainda mais energia nessa época.

Pensou no ar-condicionado? Bom, não podemos dizer que ele não tem sua parcela de culpa, mas o grande ladrão de energia vive bem na sua cozinha e ainda faz papel de bonzinho ao abrigar os alimentos: a geladeira.

Segundo estudos do Instituto Brasileiro de Defesa do Consumidor, uma geladeira frost-free de duas portas consome, aproximadamente, 56,88 kWh/mês. Já um modelo simples de uma porta só e sem frost-free é responsável por 25,2 kWh/mês.

Mas, nos dias de hoje, não é possível ficar sem a geladeira no dia a dia, então, como economizar? Separamos algumas dicas para que você não leve aquele susto no final do mês:

Evite abrir a porta muitas vezes

No calor, principalmente, a geladeira acaba gastando mais energia para manter seu interior refrigerado. Evite abrir a geladeira muitas vezes, pois o ar quente entra e faz com que o aparelho seja obrigado a resfriar, gastando ainda mais energia. Outra solução para reduzir ainda mais é colocar o equipamento em um lugar bem ventilado. Evite proximidade com fogão ou fontes de calor e regule o termostato – no inverno, não há necessidade da temperatura estar tão baixa quanto no verão.

Mantenha a geladeira ligada

Desligar o aparelho de vez em quando não ajuda na economia de energia; muito pelo contrário, quando ligá-lo novamente, ele terá todo o trabalho para alcançar aquela temperatura, e isso acarreta em um maior gasto energético.

Armazene alimentos da forma correta

Nunca coloque alimentos com a temperatura elevada dentro da geladeira. Como já comentamos, ela trabalha para manter seu interior resfriado, e, ao receber alimentos quentes, precisa gastar mais energia para voltar à temperatura. Evite também colocar produtos perto das paredes internas e forrar com plástico as prateleiras, pois isso prejudica a circulação do ar e, consequentemente, causa desperdício de energia.

Faça o degelo

As mais antigas têm a necessidade de realizar degelo, pelo menos, uma vez por mês, para não juntar gelo. Mas a tecnologia já nos agraciou com os modelos de geladeira frost-free, que fazem com que o gelo não se acumule nas paredes e comprometa tanto os alimentos armazenados quanto o potencial energético do aparelho.

Cuidados com a serpentina

Sabe aquele costume que as pessoas tinham antigamente de colocar roupa para secar atrás da geladeira? Fuja desse conselho furado, pois, além de deixar o motor sobrecarregado, você ainda corre o risco de levar um choque por causa das peças molhadas. Preste atenção também no estado de conservação da serpentina, não deixe acumular poeira, pois isso afetará a eficiência das bobinas.

Atenção às borrachas de vedação

A borracha é responsável por manter o frio dentro da geladeira sem permitir que o calor entre. Caso a geladeira não esteja fechando direito, provavelmente, a borracha já está gasta e você precisará trocar para não consumir ainda mais energia.

Para saber quanto cada eletrodoméstico gasta e começar a economizar não só com a geladeira, dê uma olha na etiqueta padronizada pelo PBE (Programa Brasileiro de Etiquetagem), chamada de Selo Procel. Criada em 1993, é uma forma de mostrar a eficiência do produto antes do consumidor adquiri-lo, mostrando quais possuem eficiência na relação custo-benefício com a energia e quais acabam gastando mais.

A etiqueta classifica fogões, fornos a gás, refrigeradores, micro-ondas e máquinas de lavar. A sinalização é feita por meio de letras, onde “A” indica menos consumo e maior eficiência, e “E”, o inverso.


Link
Notícias Relacionadas »
Comentários »
Comentar

*Ao utilizar o sistema de comentários você está de acordo com a POLÍTICA DE PRIVACIDADE do site https://jeonline.com.br/.