05/01/2017 às 18h35min - Atualizada em 05/01/2017 às 18h35min

Claudio Góes encerra intervenção na Santa Casa de São Roque e FENAESC está fora

Da Redação: Rafael Barbosa - Foto: Rafael Barbosa
Da Redação: Rafael Barbosa - Foto: Rafael Barbosa

O Prefeito de São Roque Cláudio Góes encerrou na manhã desta quinta-feira (05) o processo de intervenção realizada pela Prefeitura de São Roque na Santa Casa do município. A notícia foi dada pelo próprio prefeito, que ao lado do Presidente da Câmara, Niltinho Bastos e do Presidente da AISAM – Associação das Indústrias de São Roque, Alumínio, Araçariguama e Mairinque,  Vinício Cesar Pensa, realizou uma entrevista coletiva concedida a imprensa local e que foi transmitida ao vivo pelo JE, através de sua página no Facebook.

A ação interrompe o polêmico processo iniciado em julho de 2014, pelo então Prefeito Daniel de Oliveira Costa e que foi marcado por escândalos, greves de funcionários, críticas, problemas financeiros e uma dívida que teria passado de R$2 milhões a R$11 milhões. 

Segundo Claudio Góes a situação da saúde do município é a prioridade de sua gestão pois era a demanda mais pedida pela população o que levou a administração a apurar qual a situação da intervenção na irmandade, através de documentos e de conversas com o até então interventor da Santa Casa Francisco Tibiriçá. “Desde o dia 02 de janeiro nossa primeira ação foi apurar qual a real situação da Santa Casa e rapidamente nos deparamos com indícios de irregularidade com relação a intervenção, que se mostrava inadequada, além de uma gestão financeira ineficiente e um mal atendimento”.

Cláudio Góes ao lado do vereador Niltinho Bastos (esquerda) e o empresário Vinício Cesar Pensa (direita) - Foto: Rafael Barbosa

Diante da situação a Prefeitura decidiu que a melhor saída para recuperar a Santa Casa seria devolvê-la a provedoria da irmandade, responsável por administrar o hospital antes da intervenção, e após a mesma afirmar que estava disposta a retomar a Santa Casa, o decreto que interrompe a intervenção foi emitido.

Deste modo a Santa Casa passa novamente para o controle da provedoriada irmandade,que também contará com um comitê gestor, que será dirigido pelo Presidente da AISAM Vinício  Cesar Pensa, que terá a missão de auxiliar a provedoria na administração do hospital e que também contará com a participação do ex-prefeito Efaneu Nolasco Godinho.

Vinício afirmou que é uma alegria para ele assumir o comitê, entretanto afirmou que a tarefa será árdua e marcado pela transparência, já que um informativo sobre a situação financeira da irmandade deve ser divulgada periodicamente. O empresário também afirmou que haverá um controle rigoroso dos médicos que atuam na irmandade e que a recuperação do plano de saúde da irmandade também é um dos principais objetivos da nova administração. “É bom lembrar que o plano foi criado com a participação da AISAM. Dessa forma, temos um carinho enorme por ele e vamos trabalhar junto à Agência Nacional de Saúde para a sua recuperação”, disse Vinício.

Segundo Claudio a ação era importante para que a Prefeitura continue o seu convênio com a Santa Casa e que foi paralisado pela falta de prestação de Contas da FENAESC para com a administração municipal. Com a nova gestão o prefeito afirma que a situação do convênio e do envio de verba municipal a irmandade deva ser regularizado, o que acabaria com as constantes greves de funcionários ocorridas por falta de pagamento.

“Temos muitos problemas na Santa Casa, mas esta é a nossa ação neste primeiro momento. Agradeço a Niltinho Bastos, que juntamente com os 15 vereadores nos apoiou nesta decisão. Sinto que temos o apoio do executivo, do legislativo e da própria população de São Roque, o que me deixa motivado para que continuemos a mostrar resultados e responsabilidade diante da importância que é a saúde e a Santa casa de São Roque”, finalizou o prefeito.

Situação da FENAESC

  

Logo da FENAESC é retirado da fachada da Santa Casa de São Roque (Fotos Carlos Mello)

Segundo Cláudio, a assessoria jurídica da prefeitura afirma que o compromisso com a FENAESC foi firmado com a  intervenção, ligada a antiga gestão municipal, e deste modo o decreto que marca o fim da intervenção também faz com que a ligação com a organização social termine, assim como o seu período na administração da Santa Casa.

“Cabe agora a provedoria a incumbência de notificá-los (FENAESC) de que, com o decreto, o contrato com deles também serárescindido”, afirmou Cláudio.

Com relação à propriedade que deveria ser doada a FENAESC, caso a OS realizasse diversas melhorias no hospital, como a implantação da UTI, as notícias que chegam são de que o terreno não foi doado e isto não deve ocorrer já que as melhorias de equipamentos não foram realizadas.

Nossa redação questionou a FENAESC sobre a sua saída da Santa Casa mas até o fechamento desta matéria não recebemos nenhuma resposta.

O antigo interventor da irmandade, Fancisco Tibiriçá afirmou ao jornalista Vander Luiz que que recebeu a notícia de forma natural porque assegurou que vai fazer uma transição tranquila passando todas as informações para a provedoria. “Na minha forma de ver a vida nada deve ser escondido. Vamos passar todos os fatos que ocorreram”, disse.

Após a emissão do decreto o logo da FENAESC, fixado na fachada da Santa Casa foi removido, marcando uma nova fase no único hospital da cidade e na saúde municipal.

 


Link
Notícias Relacionadas »
Comentários »
Comentar

*Ao utilizar o sistema de comentários você está de acordo com a POLÍTICA DE PRIVACIDADE do site https://jeonline.com.br/.