27/12/2016 às 11h21min - Atualizada em 27/12/2016 às 11h21min

O que o futebol pode ensinar ao seu filho?

Conversion - Foto: Reprodução / Internet
Conversion - Foto: Reprodução / Internet

Pular corda, empinar pipa, brincar de esconde-esconde, pega-pega e rouba bandeira. Todas essas brincadeiras fizeram parte da nossa infância de uma forma intensa, mas hoje a coisa é bem diferente. Quando a criançada não está na escola, fica dentro de casa e tem como entretenimento a TV, o videogame, o celular e o computador.

Para diminuir a intensidade desse hábito, especialistas aconselham que os pais incentivem seus filhos a praticar algum esporte ou atividade física para trazer, além de disposição, outros benefícios, como redução do risco de obesidade, melhora da autoestima, sentido de cooperação, liderança, entre outras vantagens.

Qualquer esporte proporciona benefícios à criança. No entanto, esportes coletivos, como basquete e handebol, desenvolvem o sentido de cooperação, e os individuais, como artes marciais, trabalham mais o equilíbrio emocional. Mas o futebol, como paixão nacional, continua sendo o esporte mais procurado pelos pais que querem tirar os pequenos do quarto, e, a partir dos seis anos, já é possível formar times, estabelecer regras simples e deixar as crianças à vontade para jogar sozinhas.

Mas antes da criança iniciar uma prática esportiva, é muito importante consultar um médico e ter certeza que ela está apta ao exercício. Depois da liberação médica, busque por equipamentos e acessórios esportivos de qualidade para que a criança esteja sempre segura. Bons calçados e equipamentos de segurança ajudam a prevenir lesões.

Confira abaixo os benefícios do futebol para as crianças:

Saúde

Jogando futebol, a criança aumenta a potência muscular das pernas, a densidade óssea e incrementa o nível de testosterona, que oxigena o sangue. Reduz o risco de depressão e melhora a função cardiovascular.

Sociabilização

Esportes coletivos são uma ótima oportunidade do pequeno aprender a trabalhar em equipe.

Responsabilidade

Todos os esportes têm regras claras, o que auxilia na disciplina e responsabilidade da criança.

Inteligência

Além da coordenação motora, o futebol também aprimora o pensamento rápido e a visão periférica. Também é possível desenvolver a capacidade de liderança.


Link
Notícias Relacionadas »
Comentários »
Comentar

*Ao utilizar o sistema de comentários você está de acordo com a POLÍTICA DE PRIVACIDADE do site https://jeonline.com.br/.