13/12/2016 às 16h40min - Atualizada em 13/12/2016 às 16h40min

Estudante de Mairinque toma posse no programa Parlamento Juvenil do Mercosul

Da redação: Rafael Barbosa - Foto: divulgação
Da redação: Rafael Barbosa - Foto: divulgação

A estudante jovem Raphaele Godinho Anselmo, de 16 anos, foi oficialmente empossada como membro do projeto Parlamento Juvenil do Mercosul, em uma cerimônia realizada no início da noite de segunda-feira (12), no Ministério da Educação, em Brasília.

A jovem e outros 26 estudantes foram selecionados pelo programa, que é uma iniciativa do Ministério da Educação (MEC) como o objetivo promover a inclusão educativa entre os jovens dos países pertencentes ao Mercosul, incentivando o protagonismo juvenil e abrindo espaço para diálogos e discussões sobre temas vinculados à diversos temas como educação, participação cidadã, direitos humanos, dentre outros.

Raphaele se inscreveu no programa com projeto que visa estimular a igualdade de gênero por meio da educação, estabelecendo que no Dia Internacional da Mulher (8 de março) as escolas publicas abram espaço para o ensino sobre as grandes mulheres da história.

O projeto de Raphaele e de outros estudantes do país foram analisados pela Secretaria de Educação dos estados e por instituições da rede federal que selecionaram os melhores trabalhos, indicando assim uma votação popular que escolheu um representante de cada estado para integrar o Parlamento Juvenil do Mercosul. 

Pelos próximos dois anos, os jovens escolhidos irão se reunir para discutir projetos ligados a educação que promovam a melhoria do sistema didático e a cidadania dos estudantes brasileiros. Os estudantes também irão interagir com membros parlamentares dos países pertencentes ao programa: Argentina, Uruguai, Paraguai, Bolívia, Chile e Venezuela.

“Este programa é uma forma de incentivar o jovem a ter uma participação mais ativa na vida social, o que é fundamental. No futuro alguns deles podem se tornar grandes políticos, que contribuam para a população, mas é importante que demonstremos que eles podem fazer o bem em qualquer atividade”, afirmou o Secretário de Educação Básica, Rossieli Soares da Silva.


Link
Notícias Relacionadas »
Comentários »
Comentar

*Ao utilizar o sistema de comentários você está de acordo com a POLÍTICA DE PRIVACIDADE do site https://jeonline.com.br/.