07/12/2016 às 10h20min - Atualizada em 07/12/2016 às 10h20min

Você sabe escolher sua aliança de compromisso?

Conversion - Foto: divulgação
Conversion - Foto: divulgação

Ao procurar a palavra “aliança” no dicionário Priberam de Língua Portuguesa, umas das primeiras definições diz: “laço que prende duas ou mais entidades que se prometem mútua amizade e auxílio”. Logo, fica fácil entender porque os casais costumam dar tanto valor ao objeto que ainda ilustra o amor eterno através da simbologia circular: sem começo e sem fim.

Mas não é só de casamento que se faz uma aliança – ou melhor, um par –, existe uma parcela bastante significativa que busca mostrar o amor para os quatro cantos por meio do anel de compromisso. E não é uma escolha tão fácil quanto parece, precisa-se levar em consideração o formato, os detalhes e, inclusive, o material. Escolher a joia de compromisso é um compromisso maior ainda e deve ser feito com carinho e cuidado.

De onde surgiu

A tradição surgiu com egípcios e hindus, aproximadamente, em 3000 a.C, e foi consolidada na Grécia após o domínio do território egípcio por Alexandre, o Grande. Já o costume de trocar anéis de compromisso surgiu em meados dos anos 1950, com o objetivo de demonstrar a importância da relação, ainda que, no momento, o casal não planeje se casar.

Qual o material indicado

Agora que você já sabe um pouco sobre a tradição, vamos falar sobre os tipos de materiais. Geralmente, as alianças de compromisso são feitas em prata ou aço. Dessa forma, podem ser diferenciadas dos modelos de casamento e noivado. Além disso, o custo também costuma influenciar, pois é natural que, conforme a relação evolua, posteriormente, o par poderá ser trocado por um de ouro. Porém, se você trabalha em contato constante com a água, produtos químicos ou até mesmo tem alergia, o material indicado é o aço inoxidável antialérgico. Outro detalhe que merece atenção é o cuidado com a prata lisa, pois ela é mais fácil de ser riscada e de perder suas características originais.

Acabamento, detalhes e gravação da peça

Elas necessariamente não precisam ser iguais, até porque nem sempre o casal tem o mesmo gosto. Detalhes sutis, como pedras e filetes de ouro, fazem a diferença. Você ainda pode optar por acabamento escovado (com maior opacidade) ou polido (tradicional e aparência brilhante), mas o legal é que, como se trata de um processo de acabamento, posteriormente, é possível transformar aquele modelo liso em fosco e vice-versa.

Já a gravação é ainda mais pessoal e não existe uma regra fixa. Os casais podem usar da criatividade com trechos de filmes, músicas ou alguma frase que marque o relacionamento. Como é um objeto informal, há pessoas que gravam apelidos, e os mais tradicionais apostam em nome e data de namoro.

Lembre-se que, independentemente do acabamento ou do detalhe, é importante escolher um modelo que seja coerente com a sua rotina diária. Evite apostar em pedrarias se o seu trabalho for muito pesado, por exemplo.

Dica

Escolheu o anel perfeito, com todos os detalhes e acabamentos que tem direito? Agora, certifique-se da procedência do material – a prata falsificada, por exemplo, é mais clara e brilhante do que materiais de metal e aço. E não se esqueça, o importante é sempre respeitar os gostos e as preferências do casal, afinal, esse pode ser o primeiro passo para um futuro a dois.


Link
Notícias Relacionadas »
Comentários »
Comentar

*Ao utilizar o sistema de comentários você está de acordo com a POLÍTICA DE PRIVACIDADE do site https://jeonline.com.br/.