05/12/2016 às 16h25min - Atualizada em 05/12/2016 às 16h25min

Inovadora plataforma on-line de interação entre empresas e projetos socioambientais, VBIO começa a operar nesta segunda

Programa será lançado oficialmente na COP 13, no México, em evento que conta com a presença de representantes do governo brasileiro e de empresas como Reservas Votorantim, Natura e L’Oréal

 A VBIO, inovadora plataforma on-line de interação entre empresas e projetos socioambientais, começa a operar oficialmente nesta segunda-feira (5), às 20h (horário de Brasília). Uma hora após ser disponibilizado na internet – com acesso pelo link www.vbio.eco.br –, o projeto será apresentado por seus idealizadores, Francine Leal Franco e Paulo Zanardi Jr., diante de chefes de estado e profissionais presentes na 13ª edição da Conference of the Parties (COP), em Cancún (México).

“A COP é uma conferência com chancela da ONU, o maior evento global voltado a medidas de apoio à biodiversidade. Escolhemos lançar a VBIO nesse ambiente, entre os maiores especialistas de biodiversidade no mundo e a expectativa é a melhor possível, pois realmente acreditamos que o nossa plataforma fomentará projetos socioambientais significativos para a sociedade e, principalmente, para aqueles inseridos em um contexto de conservação da biodiversidade, além de alavancar a geração de valor compartilhado para comunidades em situação vulnerável”, comenta Francine.

A lista de convidados no lançamento da plataforma inclui representantes do governo brasileiro, além de empresas como Natura e L’Oréal, reconhecidas pela repartição de benefícios junto às suas comunidades provedoras de insumos. O evento conta também com a presença de membros do Instituto Beraca, com projetos na região amazônica, o Instituto Ecológica, que visa estabelecer um centro de metagenoma no Cerrado, e a Reservas Votorantim, gestora do Legado das Águas, a maior reserva privada da Mata Atlântica, que conduz projetos socioambientais com cunho conservacionista e de geração de renda e valor compartilhado. 

 

A VBIO

Uma plataforma on-line programada para apresentar projetos socioambientais a empresas que precisam se adequar à nova lei sobre o uso de ativos naturais da biodiversidade brasileira. Essa é a startup brasileira VBIO, cujo nome une as palavras “Vitrine” e “Biodiversidade”, evidenciando a grande intenção da iniciativa. 

Com a Lei 13.123/2015, que entrou em vigor no final de novembro de 2015, as companhias que utilizam matérias-primas naturais - originárias de ativos naturais - devem destinar 0,75% da receita a projetos que beneficiem o meio ambiente e as comunidades onde atuam. O governo, como alternativa, também prevê que as empresas repassem 1% dos proventos a um fundo nacional que está sendo constituído. 

“A Lei já está em operação, e a iniciativa privada já vem se movimentando para definir os melhores formatos de repartição de benefícios, e essa é a nossa missão, contribuir para que iniciativas socioambientais ampliem suas ações, com a visibilidade de uma vitrine única”, explica Paulo Zanardi, um dos sócios-diretores da startup.

 

Business and Biodiversity Pledge

Presentes desde o primeiro dia, os sócios-diretores da VBIO assinaram, em nome da GSS Sustentabilidade e Bioinovação, a Business and Biodiversity Pledge, durante o Fórum de Negócios e Biodiversidade, que ocorreu nos dias 2 e 3 de dezembro, antecipando a abertura da Conference of the Parties no último domingo (4).  

Apoiado por grandes corporações, como Natura, Grupo Boticário, L'Oréal, Reservas Votorantim, CNI, Beraca, Firmenich, Symrise, Yves Rocher, Basf, entre outras, o documento prevê que líderes empresariais de diversos setores econômicos se unam com o objetivo de enfatizar a importância da biodiversidade para os negócios da biodiversidade, além da urgência de enfrentar a perda de biodiversidade global e a degradação dos ecossistemas.

 


Link
Notícias Relacionadas »
Comentários »
Comentar

*Ao utilizar o sistema de comentários você está de acordo com a POLÍTICA DE PRIVACIDADE do site https://jeonline.com.br/.