01/12/2016 às 13h36min - Atualizada em 01/12/2016 às 13h36min

CorelDraw ou Illustrator, qual o melhor programa quem precisar criar ilustrações no PC?

Criar ilustrações no computador se tornou uma normal para profissionais de design, mas também para estudantes e pessoas que trabalham diretamente com negócios na internet

da Redação
da Redação

Criar ilustrações no computador se tornou uma normal para profissionais de design, mas também para estudantes e pessoas que trabalham diretamente com negócios na internet. Criar logotipos para empresas ou desenhos artísticos demanda um bom software. Decidir pelo melhor software de edição vetorial do mercado é uma missão complicada. É como comparar times de futebol, discutir sobre política: pode gerar discussões acaloradas e desnecessárias. Afinal, cada programa possui suas prós e contras peculiaridades, seus pontos positivos e negativos, que vão variar de acordo com as demandas dos usuários: no final das contas o que vai determinar quem é o melhor é a necessidade de cada profissional.

 

A rivalidade no mundo dos designers reside na escolha do melhor softwares de edição vetorial. O mercado é dominado por dois softwares: CorelDraw, desenvolvido pela Corel, e Illustrator, fabricado pela Adobe.  Há tempos que usuários questionam qual dos programas é melhor, porém, não há um consenso. Isso ocorre porque muitas variáveis e recursos fazem parte de cada software, conferindo-lhes vantagens e desvantagens. Saiba quais são as características de cada programa e descubra qual deles é ideal para o que você precisa.

Confronto de gigantes: CorelDraw ou Illustrator, qual deles escolher e por quê?

A disputa entre CorelDraw e Illustrator no mercado de edição vetorial é muito debatida em blogs, sites e fóruns. No entanto, é preciso ponderar a respeito das aplicações de cada software nos diversos campos do design gráfico:

?    CorelDraw

 

Mais antigo no mercado de edição gráfica, o CorelDraw é bastante utilizado em escritórios, gráficas e estabelecimentos de pequeno e médio porte. Lançado no final dos anos 80, o CorelDraw foi um dos primeiros  aplicativos de editoração vetorial do mercado de softwares. No Brasil, é o aplicativo preferido entre profissionais.

 

Vantagens: Usuários que compram CorelDraw tem uma interface intuitiva e poucos comandos, não sendo necessário que o usuário tenha larga experiência técnica para utilizá-lo. Além disso, o aplicativo facilita o trabalho na hora de elaborar projetos gráficos mais longos.

Eficiente, fácil e ágil, o CorelDraw tem seus arquivos facilmente aceitos pela grande maioria das gráficas. Além disso, a quantidade de formatos para a exportação no CorelDraw é superior em relação aos demais softwares do mercado.

 

Desvantagem: O fato de ser um programa extremamente simples acaba limitando trabalhos que exigem ferramentas e recursos mais complexos.

?    Illustrator

 

O Illustrator é muito utilizado em agências de publicidade e pela nova geração de profissionais. Nos Estados Unidos, o Illustrator é o software líder no mercado de desenho vetorial. Diferente do CorelDraw, este programa exige um conhecimento técnico avançado, pois oferece uma série de recursos e ferramentas mais complexos.

 

Vantagens: A maior vantagem do Illustrator é o fato de o software possuir uma capacidade superior de integração com outros programas da mesma empresa, como o Adobe Photoshop. Além disso, o programa permite maior número de efeitos, degradê de qualidade e a criação de objetos com contorno e preenchimento.

 

Desvantagem: Apesar de receber atualizações, o Illustrator é instável, o que pode ocasionar os indesejados travamentos.

 

Conclusão

Tanto o CorelDraw quanto o Illustrator são excelentes ferramentas para edição vetorial. Ambos diferem unicamente em um ponto: enquanto o Corel Draw é o preferido para impressões, o Illustrator tem destaque quando o assunto é layouts para web.


Link
Notícias Relacionadas »
Comentários »
Comentar

*Ao utilizar o sistema de comentários você está de acordo com a POLÍTICA DE PRIVACIDADE do site https://jeonline.com.br/.