21/10/2016 às 15h34min - Atualizada em 21/10/2016 às 15h34min

Ao Mestre com Carinho: Professora Gema

Matéria: Rafael Barbosa - Foto: Divulgação
Matéria: Rafael Barbosa - Foto: Divulgação

Gema Francisca Masetto Alonso, ou Dona Gema como é caridosamente conhecida, é uma figura conhecida em São Roque, principalmente devido aos muitos anos em que atuou como professora.

Uma trajetória de sucesso, mas que começou com a luta para vencer os preconceitos de uma época onde a educação era um privilégio das pessoas financeiramente abastadas e destinado principalmente aos homens. Na opinião dele, como a da maioria das pessoas da época, mulheres não precisavam estudar”, conta.

Sem apoio, Gema deixou de estudar após o ginásio e somente foi voltar aos estudos com a chegada do magistério ao Horácio Maney Lane, em 1966. Na época, com  24 anos, Gema já era uma mulher casada e com dois filhos, porém mesmo assim decidiu que iria retomar sua trajetória estudantil e ingressou em uma classe composta de adultos que, assim como ela, queriam retomar o tempo perdido. Mas voltar às aulas não foi fácil e, apenas no primeiro ano, 10 colegas já haviam desistido da escola.

Entretanto, Gema não só continuou, como também deu seus primeiros passos na carreira de professora. Por estar adiantada nos estudos, começou a dar aulas de reforço para os jovens e, tempos depois expandiu seus horizontes ao idealizar um curso preparatório  de admissão ao Ginásio juntamente com uma amiga, já que devido às poucas vagas da época, os alunos precisavam estar aptos para entrarem no Ginásio Estadual .  A partir do segundo ano  de preparação  Gema teve que tocar a iniciativa sozinha, mas mesmo assim o projeto deu certo e nos quase cinco anos de existência do curso, a professora chegou a ter turmas  de 50 alunos, com um índice de aprovação de 100%.

Por coincidência, quando se formou no magistério, surgiram dois concursos: um para a vaga de professora  para Escola Municipal e outro para o mesmo cargo em uma Escola Estadual. Gema passou nos dois concursos e no início conseguiu dar aula em duas Escolas , Vila Amaral  e Emei da Praça da República ,até que foi obrigada escolher uma e assim, optou pela EMEI Bandeirantes ,por ser uma Escola mais completa.

Gema sempre teve um carinho especial pelas crianças e sempre procurou dar aulas para os pequenos. “Acho engraçado quando penso que, quando muito nova, não tinha muita paciência com as crianças “Não sei dizer por que mudei tão drasticamente de opinião, talvez o fato de já ter dois filhos quando comecei a lecionar, mas apesar de ter dado aulas para todas as idades ao longo dos anos, sempre lembro com carinho dos meus pequenos”, comenta.

Gema conta que na época o professor era muito mais do que um educador, sendo alguém que cuidava e muitas vÊzes fazia o papel de mãe da criança, ensinando muito mais do que o simples A, B e C para os alunos, levando-os para ensinamentos para fora da sala de aula. Um exemplo eram as aulas com sucata, que ministrava aos seus alunos como forma de trabalharem a criatividade, enquanto lhes ensinava a aproveitarem materiais usados e evitarem o desperdício. A proposta deu tão certo que Dona Gema foi convidada a ensinar outros professores da Rede Estadual e Municipal a utilizarem está didática, chegando a  percorrer  escolas  rurais para promover está prática.

No governo do Prefeito Mario Luiz Campos de Oliveira, foi nomeada “Orientadora Artística das EMEIs”, com a responsabilidade da organização geral de todas as Emeis, onde permaneceu até o fim de seu mandato.

No governo do Prefeito Sanches,foi nomeada Chefe da Divisão da Cultura, o trabalho seria na Brasital,e foi grande, foram criadas as Oficinas de ; música,coral “Albertina de Castro”,oficinas de artes, oficina de dança, iniciação musical, curso de línguas na Biblioteca, palestras com escritores famosos,e muitos eventos. Trabalhou com os artesãos, com as Corporações musicais, e sempre nesses trabalhos tinha um dedinho de professora.                                                                                                                    

Por ocasião da morte do Prefeito Sanches, e por motivos particulares , encerrou seu trabalho , requereu sua aposentadoria,, com 31 anos de trabalho, 18 em sala de aula e 13 em cargos de confiança,em 8 gestões consecutivas.

Após dois anos, montou o”Espaço Cultural Gemma”,com cursos dos mais variados, inclusive cursos profissionalizantes, mais uma vez se viu  também como “professora”. Trabalhou com o Espaço Cultural por 15 anos.

Hoje tem um Projeto novo “Outono da Vida “ dedicado as pessoas de mais de 50 anos,é colunista do Jornal da Economia, tem horário na Radio Coluna F M 87,5, um BLOG para divulgar seus artigos e novamente volta a ser professora com um novo curso:  “OFICINA DA MEMÓRIA”agora trabalhando com JOVENS IDOSOS.

UMA VEZ PROFESSÔRA, SEMPRE PROFESSÔRA!

Quando perguntamos sua opinião sobre o ensino no Brasil, a professora nos fala que o ensinar deve ser mais do que o que está escrito nas apostilas. “Devemos ensinar os alunos sobre as matérias básicas, mas também precisamos profissionalizá-los, para que eles se acostumem e se preparem desde cedo para o mercado de trabalho, para que tenham uma profissão e aprendam sobre a vida”, completa. Um conselho poderoso, vindo de alguém que levou saber a centenas de pessoas ao longo da vida. 

 


Link
Notícias Relacionadas »
Comentários »
Comentar

*Ao utilizar o sistema de comentários você está de acordo com a POLÍTICA DE PRIVACIDADE do site https://jeonline.com.br/.