Pesquisas mostram que através das brincadeiras a criança forma conceitos, seleciona idéias, estabelece decisões e relações lógicas, percebendo seus limites através dos direitos e deveres, aprendendo a conviver e a participar, mantendo sua individualidade e respeitando ao outro.
Quando elas estão em contato com o jogo, com a brincadeira, com o lúdico, estão em um momento de aprendizado único, que não poderão desenvolver essas habilidades de outra forma. A diversidade dos jogos e exploração de diferentes objetos e materiais durante as brincadeiras faz com que eles tenham a criação e a ampliação do seu REPERTÓRIO MOTOR, que quanto mais amplo, maior o número de atividades poderá explorar.
Através das brincadeiras, o aprendizado passa a ser de forma natural, trabalhando nas crianças aspectos cognitivos, motores e afetivos.
Os avanços tecnológicos, games, computadores, TVs e toda a ligação com o mundo virtual levam a constatação de que as crianças brincam cada vez menos. Isso significa que brincam sozinhas, sem a companhia de amigos, vizinhos e irmãos.
Esse “brincar sozinha” modifica o comportamento das crianças, que amadurecem antes do tempo e acabam excluindo da sua infância o prazer do convívio com seus iguais, aprendendo o desenvolvimento das relações humanas. Conversar, brincar, discutir e até mesmo brigar e perdoar são elementos indispensáveis a nossa vida e só os aprendemos com o convívio com outros seres humanos.
No mundo consumista que vivemos, são muitos os pedidos por brinquedos novos e os pais acabam seduzidos pelas crianças. Mas como muitas vezes não sabem brincar, o maior prazer acaba sendo o consumo e não o ato de brincar.
Devemos cada vez mais dar importância às brincadeiras das crianças e principalmente brincar com elas, pois é a atividade mais natural do mundo para elas. A forma mais rica de brincar é quando as crianças são livres para explorar o mundo, seguir sua imaginação e criar regras.
Tio China é empresário, educador e proprietário da Ativa Lazer