21/10/2016 às 15h31min - Atualizada em 21/10/2016 às 15h31min

Brincar faz bem a saúde

Teto: Tio China - Foto: Reprodução/Internet
Teto: Tio China - Foto: Reprodução/Internet

Pesquisas mostram que através das brincadeiras a criança forma conceitos, seleciona idéias, estabelece decisões e relações lógicas, percebendo seus limites através dos direitos e deveres, aprendendo a conviver e a participar, mantendo sua individualidade e respeitando ao outro.

Quando elas estão em contato com o jogo, com a brincadeira, com o lúdico, estão em um momento de aprendizado único, que não poderão desenvolver essas habilidades de outra forma. A diversidade dos jogos e exploração de diferentes objetos e materiais durante as brincadeiras faz com que eles tenham a criação e a ampliação do seu REPERTÓRIO MOTOR, que quanto mais amplo, maior o número de atividades poderá explorar.

Através das brincadeiras, o aprendizado passa a ser de forma natural, trabalhando nas crianças aspectos cognitivos, motores e afetivos.

Os avanços tecnológicos, games, computadores, TVs e toda a ligação com o mundo virtual levam a constatação de que as crianças brincam cada vez menos.  Isso significa que brincam sozinhas, sem a companhia de amigos, vizinhos e irmãos.

Esse “brincar sozinha” modifica o comportamento das crianças, que amadurecem antes do tempo e acabam excluindo da sua infância o prazer do convívio com seus iguais, aprendendo o desenvolvimento das relações humanas. Conversar, brincar, discutir e até mesmo brigar e perdoar são elementos indispensáveis a nossa vida e só os aprendemos com o convívio com outros seres humanos.

No mundo consumista que vivemos, são muitos os pedidos por brinquedos novos e os pais acabam seduzidos pelas crianças. Mas como muitas vezes não sabem brincar, o maior prazer acaba sendo o consumo e não o ato de brincar.

Devemos cada vez mais dar importância às brincadeiras das crianças e principalmente brincar com elas, pois é a atividade mais natural do mundo para elas. A forma mais rica de brincar é quando as crianças são livres para explorar o mundo, seguir sua imaginação e criar regras. 

Tio China é empresário, educador e proprietário da Ativa Lazer


Link
Notícias Relacionadas »
Comentários »
Comentar

*Ao utilizar o sistema de comentários você está de acordo com a POLÍTICA DE PRIVACIDADE do site https://jeonline.com.br/.