10/10/2016 às 10h11min - Atualizada em 10/10/2016 às 10h11min

Estudantes do Instituto Federalapresentam trabalho em Bragança Paulista

No último dia 23, as estudantes Izadora Rodrigues da Silva, Luana Rodrigues Prudente e Natalia Naomi Souza Sakoda do curso Técnico em Administração Integrado ao Ensino Médio do Instituto Federal de Educação, Ciência e Tecnologia de São Paulo,Câmpus São Roque (IFSP/SRQ) apresentaram o trabalho intitulado “A violência contra a mulher no Brasil: a visão dos estudantes do IFSP, Câmpus São Roque” no VI Bragantec – Feira de Ciência e Tecnologia do IFSP, em Bragança Paulista.

A pesquisa sobre gênero e sexualidade iniciou-se da inquietação e desconforto com os comentários informais de estudantes do IFSP, Câmpus São Roque sobre a chamada “cultura do estupro” e a violência contra a mulher, especialmente após os episódios do estupro coletivo na cidade do Rio de Janeiro e as agressões sofridas pela atriz Luiza Brunet.

Segundo o orientador, prof. Dr. Rogério de Souza, o estudo teve como finalidade entender a visão de mundo dos estudantes e discutir os motivos de persistência da violência contra a mulher.

A pesquisa revelou, até o momento, que muitos dos entrevistados, apesar das condições socioeconômica (baixa e média classe média) e educacional, aceitam, com certa normalidade, a visão machista que legitima a violência contra a mulher e a cultura do estupro. Concluiu-se, dessa forma, que o machismo não está associado necessariamente a falta de informação, mas a um padrão cultural enraizado na sociedade brasileira.


Link
Notícias Relacionadas »
Comentários »
Comentar

*Ao utilizar o sistema de comentários você está de acordo com a POLÍTICA DE PRIVACIDADE do site https://jeonline.com.br/.