26/09/2016 às 15h26min - Atualizada em 26/09/2016 às 15h26min

Gestação x exercícios físicos? Tire suas dúvidas

Da Redação Foto: Divulgação
Da Redação Foto: Divulgação

O momento da gravidez é carregado de dúvidas. Uma delas se refere aos exercícios físicos: devo interromper as atividades no período de gestação ou é possível continuar a me exercitar durante a gravidez? Quais os cuidados que devo tomar?

Benefícios da atividade física

A prática de exercícios promove o tônus muscular e dá força e resistência, atributos que auxiliam o corpo da mulher a carregar o neném. Também prepara para o esforço do parto e facilita ao corpo voltar à forma anterior à gravidez.

A atividade física ameniza efeitos colaterais da gestante: dores nas costas, prisão de ventre, fadiga e inchaço, estabiliza o humor e a autoestima, e mantém o sono em dia.

Então, dá para aliar exercícios durante os nove meses. Só é preciso ter moderação. Com um bom condicionamento físico (adquirido antes de engravidar), é possível ter uma boa sessão de exercícios. Quem não praticava atividades anteriormente, não deve começar no momento da gestação.

Cuidados necessários

Primeiro de tudo, você tem que conversar com um médico. Se você estiver inserido em categorias de risco (pressão alta, histórico de parto prematuro, ameaça de aborto, lesões na coluna ou quadril, etc.) é bom buscar orientações específicas quanto à frequência de exercícios a ser utilizada. O ideal é sempre reduzir a carga do seu treino, pois você precisa de mais oxigênio para abrigar o seu bebê. Na fase final da gravidez, interrompa as sessões para não prejudicar sua pressão arterial (e a do seu bebê).

Para a prática de atividades físicas, opte sempre por roupas leves e calçados confortáveis e apropriados para o exercício que vai ser executado. Assim, você mantém a sua temperatura estável e evita o esforço excessivo e as lesões por impacto.

Volta à rotina

Assim como as atividades físicas têm de ser moderadas na gravidez, o retorno a elas no período pós-parto também deve ser. Depois de estar fisicamente pronta, retome com alongamentos e exercícios para firmar seu corpo. Em seguida, acrescente uma segunda série. Quem passou por uma cesariana, pode começar com abdominais leves e exercícios para o assoalho pélvico. Sempre com autorização médica.


Link
Notícias Relacionadas »
Comentários »
Comentar

*Ao utilizar o sistema de comentários você está de acordo com a POLÍTICA DE PRIVACIDADE do site https://jeonline.com.br/.