29/08/2016 às 18h49min - Atualizada em 29/08/2016 às 18h49min

O que pode e o que não pode fazer durante a educação do animal

Algumas atitudes do dono durante o adestramento do animal podem interferir negativamente no resultado final

Fonte: Canal do Pet
Fonte: Canal do Pet

Os cachorros são considerados os grandes companheiros dos humanos. E não é por acaso, esses animais domésticos criam um forte laço de amizade com os seus donos, inclusive, por causa dessa ligação afetiva eles se tornam capazes de passarem por uma educação e serem adestrados. 

No entanto, a educação de um cachorro nem sempre é uma tarefa simples. Cada raça conta com as suas particularidades e limitações. Além disso, o processo de adestramento deve ser efetuado de uma forma que não seja estressante para o animal. Existem vários métodos que podem e não podem ser utilizados nesse período, é preciso ficar de olho. 

Adestramento adequado para cachorros

O processo de adestramento deve ser sempre seguro tanto para o cachorro quanto para o adestrador. Se os métodos utilizados cansam, ferem ou irritam o bichinho, ele poderá se tornar agressivo e, inclusive, adquirir um comportamento mais violento.

É um equívoco acreditar que treinar o cachorro é como transformá-lo em um robô, tirando dele a sua autonomia e o tornando completamente condicionado. A educação é algo completamente diferente e, inclusive, muito importante por tornar o animal mais atensioso e obediente, melhorando também a relação com o dono. Além disso, adestrar um cachorro o torna mais inteligente e também pode ser um processo bastante divertido, que estimula o animal a brincar e a se exercitar.

O que não deve ser feito em um processo de adestramento é forçar demais o bichinho a fazer alguma ação. É preciso estar atento ao limite do animal e ver se ele está cansado ou não. Todo o aprendizado deve acontecer aos poucos, é importante o dono compreender que os cachorros não possuem o mesmo mecanismo de raciocínio que os humano. Por isso pressa é uma palavra que não combina com adestramento. 

Os cães contam com instintos e a natureza faz que eles sejam obedientes a um líder da matilha. Por isso, é muito importante que, como sendo o líder, o tutor do cão se faça obedecer, mas sem impor maus tratos ou um treino pesado. Quando o líder (o tutor) consegue criar um laço afetivo, o pet se torna um companheiro fiel, não faz coisas erradas e se sente mais seguro.

O que pode e não pode ser feito

Para o processo de adestramento, é importante também não utilizar da violência, pois ele absorve esse comportamento, fica amedrontado e, consequentemente, se torna agressivo. O processo de condicionamento deve ser feito com confiança e sem sacrifícios, tanto para o adestrador quanto para o animal.

É importante também saber qual é o propósito do adestramento e quais são os limites do animal que está sendo treinado. É importante que o adestrador saiba quando deve agir de forma mais enérgica ou quando deve dar um descanso para o cachorro. 

Educações básicas para a boa convivência

Um cachorro que possui educação básica é aquele que conhece os seus limites. Ou seja, faz as suas necessidades no lugar certo, não danifica os objetos da casa, bem como mantém uma relação adequada com os outros animais ou visitas. Caso sinta dificuldade no adestramento, procure a ajuda de um profissional. 


Link
Notícias Relacionadas »
Comentários »
Comentar

*Ao utilizar o sistema de comentários você está de acordo com a POLÍTICA DE PRIVACIDADE do site https://jeonline.com.br/.