25/08/2016 às 18h50min - Atualizada em 25/08/2016 às 18h50min

Aisam comemora 30 anos de sua fundação

A AISAM festeja neste mês 30 anos de fundação. A entidade surgiu com a visão de alguns empresários para a necessidade de união e apoio à classe industrial, que se sentia meio abandonada perante grandes entidades e perante o poder público da região. Não havia uma voz uníssona que divulgasse ou defendesse seus anseios, visando o desenvolvimento do segmento.  Depois de algumas reuniões informais, em 09 de agosto de 1986, 25 indústrias se uniram, formalmente, e assumiram um novo papel, baseado em um nome forte que as representasse uniformemente. Esse nome, escolhido naquela oportunidade foi “AISAM”. Associação das Indústrias de São Roque e Mairinque. Lembramos que em 1986, Alumínio e Araçariguama não haviam se emancipado o que veio a acontecer somente em 1991. Com a feliz coincidência de letras o nome da entidade continuou o mesmo.

Na foto, Mário Amato, então presidente da AISAM oficializa a posse de Vinício Cesar Pensa na presidência da AISAM

Os objetivos principais da entidade, além de prestar o suporte constante, diário, às empresas parceiras em qualquer área e lutar pelo desenvolvimento econômico regional têm como base três itens:

Desenvolver e aprimorar a mão de obra regional. Aumentar o intercâmbio entre seus associados e outros poderes públicos e privados. Fortalecer a categoria perante todos os segmentos da sociedade.

Embora esses sejam seus objetivos primários, a AISAM, com apoio de seus associados, desde sua fundação faz questão de participar de eventos de interesse geral da comunidade regional.  Exemplificando, liderança em Campanhas de Ação Social, articulação de convênios entre os Sistemas “S” da FIESP na área de educação e capacitação profissional junto às prefeituras, fundação do Plano de Saúde da Santa Casa, encontros de empresários com os prefeitos e gestores de concessionárias públicas, participação permanente em Conselhos Municipais, cogestão do Posto de Atendimento do SEBRAE, preocupação com a qualidade de vida dos colaboradores de suas associadas, incentivando a participação em eventos e palestras sobre qualidade de vida e organizando, por exemplo os tradicionais JAISAM – Jogos da AISAM, uma pequena olimpíada regional que envolve anualmente mais de 500 atletas.

Em uma época menos informatizada, a comunicação era feita na “raça”. Memorandos entregues de mão em mão, ou via fax, alguns comunicados via “O Democrata” além da criação de grupos setoriais de trabalho como RH, Infraestrutura, Meio Ambiente e outros - muito interessantes para a época. Foi também pioneira na instalação do Telecurso da FIESP, que formou muitos jovens na região.

A AISAM sempre esteve muito próxima da FIESP, entidade máxima da indústria paulista, e o reforço e oficialização de tal “proximidade” veio em 2005, quando o Presidente Paulo Skaf criou os 51 Departamentos Regionais no estado, aproximando ainda mais as indústrias dos Sistemas “S”. Para satisfação geral nossa região foi contemplada com uma unidade, o DEPAR – São Roque e Região, que incorporou também o município de Ibiúna.

Dr Paulo Skaf com Cláudio e Vinício em Reunião Plenária da AISAM.

Com essa comunicação mais direta com a alta direção da FIESP, a AISAM e o DEPAR local, em conjunto com o Sindusvinho, passaram a pleitear a instalação de escolas do SESI e SENAI na região. A FIESP aprovou, em pouco tempo, a construção de uma nova escola do SESI em São Roque, que atuava desde 1968 dentro de um sistema misto, já que a escola funcionava em um prédio que pertencia à Prefeitura. Com a agilidade peculiar à FIESP – SESI, surgiu depois de alguns meses uma escola moderna, completa, padrão “excelência”, inaugurada em 2011.

Inauguração da Escola do SESI em São Roque

Antes mesmo da inauguração dessa escola, o Dr. Paulo Skaf, presente a uma Reunião Plenária da AISAM, e atendendo novos pleitos da entidade, em tempo real pediu a seu staff que visitasse naquele momento a Escola do SESI em Alumínio e o provável terreno que seria doado pela CBA à Prefeitura e esta por sua vez faria a doação ao SESI. Na volta dos engenheiros, em poucos minutos, o Dr. Paulo, rápido como de costume, bateu o martelo, para satisfação de todos, aprovando a construção da escola, hoje em fase de conclusão de obras, com inauguração prevista para o início do ano letivo de 2017.

Escola do SESI de Alumínio – Inauguração prevista para início de 2017

Um outra conquista importante para a região foi a aprovação pelo Conselho estadual do SENAI da construção de uma nova escola do SENAI em Mairinque, no terreno onde funcionava a antiga FEPEMA - Festa do Pêssego. Situada em uma das entradas principais para o centro da cidade, aquele entorno está recebendo a duplicação da Rodovia Raposo Tavares, que contempla algumas obras de arte – viaduto, alças de acesso e passarelas, além de previstas uma nova rua e a construção da rodoviária municipal, o que facilitará o fluxo da região.  O custo projetado da obra da Escola do SENAI, com recursos exclusivos do SESI é de R$ 50 milhões. Uma escola que atenderá junto com a escola de Alumínio todas as necessidades da região em termos de treinamento de mão de obra técnica.

A batalha da AISAM continua. A prioridade atual é a instalação de uma escola, SESI, SENAI ou ambas em Araçariguama. Por enquanto, a Prefeitura local analisa a possibilidade da doação de uma área adequada, para que o processo tenha continuidade.

Encontros MENSAIS

Para intensificar o relacionamento com suas associadas a AISAM promove, intercaladamente, duas reuniões bimestrais. A Reunião Plenária, aberta a todos os associados, geralmente durante um almoço, e a Reunião dos Conselheiros do DEPAR. A FIESP constituiu em cada uma das regiões contempladas pelo DEPAR, um Conselho Consultivo das Escolas do SESI e SENAI. O Conselho do DEPAR – São Roque e Região é formado exclusivamente por empresários associados à AISAM, que se reúnem bimestralmente para discutir o andamento das “indústria” na região e a forma de lhes fornecer todo apoio.

Uma vez por ano fazemos uma Reunião Plenária no SESI e no SENAI, uma oportunidade dos associados conhecerem o dia a dia dessas duas entidades, consideradas como excelência no cenário nacional.

Diretores e conselheiros da AISAM: Zanão, Gavazzi, Cláudio, Eduardo, Vinício, Élvio e Luiz.

 

Uma mensagem que a diretoria da AISAM transmite nesta oportunidade às indústrias da região: “Juntos somos mais fortes. Bom exemplo disso ocorreu em 1986 após a fundação da AISAM. Com sua adesão nossa representatividade aumenta. Indústrias da região – Alumínio, Araçariguama, Ibiúna, Mairinque e São Roque - sua adesão é importante, não interessando o seu porte. Precisamos nos unir e com muita representatividade colocar nossos pleitos, perante os poderes públicos e privados, regional, estadual e nacional!. Quer se unir a nós? Basta nos contatar pelo fone 4712.6979. ou pelo e:mail: [email protected]  e juntos cresceremos! 


Link
Notícias Relacionadas »
Comentários »
Comentar

*Ao utilizar o sistema de comentários você está de acordo com a POLÍTICA DE PRIVACIDADE do site https://jeonline.com.br/.