23/08/2016 às 20h29min - Atualizada em 23/08/2016 às 20h29min

Seminário Regional de Agroecologia em Ibiúna, no dia 27 de agosto

Ibiúna promove seminário sobre produção de ‘alimentos limpos’

Divulgar os benefícios da produção limpa de alimentos. Este é o objetivo principal do 12º Seminário Regional de Agricultura Agroecológica, que será realizado no dia 27 de agosto, a partir das 7h30, no Centro Cultural de Ibiúna – o Kaikan. O evento é organizado por meio de parceria entre o Sindicato Rural de Ibiúna e o Senar (Serviço Nacional de Aprendizagem Rural). 

 

De acordo com os organizadores, a programação do evento deste ano é voltada aos lavradores que estão migrando para o modelo agroecológico ou têm dúvidas sobre a viabilidade financeira do sistema. Na pauta, palestras para despertar a consciência do produtor rural, disseminar técnicas, mostrar experiências na comercialização, abordar a importância do marketing e da comunicação para pequenos produtores, além de apresentar as novidades em termos de certificação compartilhada.

  Confira a programação: • 7h30 – Credenciamento e café da manhã; • 8h30 – Palestra “Técnicas eficientes de produção em agroecologia”, apresentada por Wilson Tivelli, diretor da UPD-AE (Unidade de Pesquisa e Desenvolvimento em Agricultura Ecológica); • 9h30 – Homenagem ao agrônomo e pesquisador Issao Ishimura, divulgador e incentivador da produção orgânica e sustentável; • 10h00 - “Certificação compartilhada e legislação”, será o tema desenvolvido pelo coordenador do CPorg (Comissão de Produção Orgânica) do Ministério da Agricultura, Marcelo Laurino; • 11h00 – “Novas técnicas de compostagem” serão apresentadas pelo engenheiro agrônomo Nobel Penteado, coordenador do Núcleo de Estudos Ambientais da Uniso; • 12h00 – Almoço; • 13h00 – “Comercialização na agroecologia”, por Araci Kamiyma, da Secretaria de Meio Ambiente do Estado de São Paulo; • 14h00 – “Controle Biológico”, abordado por Ariclenis Ballarotti, diretor na Insuforte Nutrição Vegetal Ltda.; • 15h00 – “Comunicação e Marketing na agricultura familiar”, por Fernando Moraes, fundador da Acesso Livre Comunicação; • 16h00 às 16h30 – Certificação e Encerramento.   Toda a programação do seminário é gratuita, mas os interessados precisam confirmar presença e preencher uma ficha de inscrição. O pedido pode ser enviado pelo e-mail [email protected]. Mais informações podem ser obtidas no site do sindicato (www.sribiu.com) ou pelos telefones (15) 3241-1435, 3241-1246 e 3241-1006. O Centro Cultural de Ibiúna está localizado na Rua Júlio Gabriel Vieira, 122.


Link
Notícias Relacionadas »
Comentários »
Comentar

*Ao utilizar o sistema de comentários você está de acordo com a POLÍTICA DE PRIVACIDADE do site https://jeonline.com.br/.