19/08/2016 às 10h22min - Atualizada em 19/08/2016 às 10h22min

Câmara aprova R$ 500 mil para a Santa Casa

Da Redação: Rafael Barbosa - Foto: arquivo JE
Da Redação: Rafael Barbosa - Foto: arquivo JE

A Câmara Municipal de São Roque aprovou por unanimidade em duas discussões o Projeto de Lei nº 053-E, de autoria do Poder Executivo, que autoriza a destinação da verba de R$ 500 mil para a Santa Casa. A verba é correspondente ao valor excedente destinado a câmara e que ao não ser utilizado pela Casa de Leis, seria investido na irmandade do município. A dotação será aplicada ao setor de convênio do hospital

Apesar da aprovação, a situação contou com um amplo debate ente os legisladores sobre a atual situação da Santa Casa, que passa por uma intervenção por parte da Prefeitura e está sendo gerida em caráter emergencial pela Organização Social FENAESC.

O projeto já deveria ter sido votado em sessões anteriores, entretanto a proposta passou por uma analise prolongada por parte da Comissão de Justiça e Redação da Casa de Leis. De acordo com o vereador Rafael Marreiro, a comissão analisou o projeto com cuidado para saber exatamente para saber qual seria o destino exato da verba.

É de conhecimento que diversos vereadores, principalmente os pertencentes a oposição, não vêem com bons olhos o estado de intervenção na irmandade, já afirmando em diversos momentos a falta de transparência da irmandade para com a Casa de Leis, já que o quadro administrativo da irmandade não compareceu a câmara em nenhuma das quatro vezes em que foi convidado a ir a Casa de Leis.

O atual interventor da irmandade Francisco Tibiriçá esteve na sessão e se mostrou disposto a comparecer à Casa de Leis para falar sobre a situação da irmandade. O vereador Osmar da Josdan também afirmou que espera-se que a Comissão de Saúde da Casa de Leis visite a irmandade em breve para conhecer as reformas que estão sendo realizadas no hospital.

Entretanto, a aprovação do projeto não impediu que diversos vereadores falassem sobre a situação da irmandade. “A intervenção anterior foi um desastre”, afirmou o legislador Guto Issa, que afirmou que a antiga gestão da irmandade aumentou as dívidas de um hospital que tem como sua maior deficiência o modelo econômico que não supre suas necessidades.

De acordo com o vereador Rafael Marreiro a Santa Casa, assim como outros hospitais do Brasil sofre com problemas econômicos ocasionados por diversos fatores, como por exemplo, a forma como a irmandade supre o atendimento de outros municípios. Entretanto Marreiro também afirmou que a irmandade deve mudar e por isso vê com bons olhos a parceria do executivo com a OS.  “Não podemos confundir o saudosismo com o arcaico. Torço pelo sucesso da Santa Casa, pois eu assim como toda a população da cidade é atendida pelo hospital”. completou 


Link
Notícias Relacionadas »
Comentários »
Comentar

*Ao utilizar o sistema de comentários você está de acordo com a POLÍTICA DE PRIVACIDADE do site https://jeonline.com.br/.