12/08/2016 às 13h52min - Atualizada em 12/08/2016 às 13h52min

Instituto Federal de São Roque completa 8 anos

- Foto: Reprodução/Internet
- Foto: Reprodução/Internet

Nesta quinta-feira, 11 de agosto, o Instituto Federal de Educação, Ciência e Tecnologia de São Paulo, campus São Roque (IFSP/SRQ -rodovia Quintino de Lima, 2100, Paisagem Colonial) completa 8 anos de existência. Inaugurado em agosto de 2008 (autorização em 08/08/2008), a instituição vem contribuindo com a formação gratuita e de qualidade de milhares de estudantes.

Os Institutos Federais de Educação, Ciência e Tecnologia são autarquias federais de ensino. Criados em 1909, como Escola de Aprendizes Artífices, são reconhecidos pela sociedade brasileira por sua excelência no ensino público gratuito e de qualidade.

Em dezembro de 2008, quando ganharam relevância de universidade, os Institutos Federais passaram a destinar 50% das vagas para os cursos técnicos e, no mínimo, 20% das vagas para os cursos de Licenciatura. Complementarmente, podem oferecer cursos de formação inicial e continuada, bacharelado, pós-graduação e cursos técnicos na modalidade de Ensino a Distância (EaD).

O Instituto Federal de Ciência e Tecnologia de São Paulo, o IFSP, é organizado em estrutura multicampi e possui, atualmente, aproximadamente 24 mil alunos matriculados em quase 40 campus.

Projetada para ser uma escola federal com ênfase na área agrícola, o campusSão Roque do Instituto Federal iniciou suas atividades com os cursos técnicos de Agronegócio e Agroindústria. Com o crescimento e consolidação da instituição, novos cursos foram demandados pela região. Dessa forma, inicia-se, em 2010, as aulas de Licenciatura em Ciências Biológicas, hoje um dos melhores cursos do país com a nota máxima do Ministério da Educação (MEC).

Logo após, dois outros cursos superiores foram abertos,o de Tecnólogo em Gestão Ambiental e Tecnólogo em Viticultura e Enologia. Mais recentemente, a instituição passou a oferecer o Bacharelado em Administraçãoe os cursos Técnicos Integrados ao Ensino Médio em Administração e Alimentos.

Além de desenvolver ensino gratuito e de qualidade, o campus São Roque destaca-se pelas atividades acadêmicas e projetos de extensão. No mês de outubro realiza, normalmente, a sua semana científica denominada Jornada de Produção Científica e Tecnológica. Nesse evento, mais de 70 trabalhos são apresentados todos os anos.

As palestras realizadas no campustêm atraído o interesse de diversas pessoas. Passaram pelo auditório da instituição estudiosos como o professor especialista em educação profissional GaudênciaFrigotto (UERJ), o professor da Faculdade de Economia e Administração, Hamilton Luiz Corrêa (USP), a ex-deputada Iara Bernardi, o professor especialista em educação ambiental Marcos Antonio dos Santos Reigota (UNISO), o professor e autor de livros de matemática Nilton José Machado (USP), o educador português José Pacheco (Escola da Ponte), o deputado estadual Carlos Giannazi, etc.

Diversos cursos de extensão foram e são realizados na cidade de São Roque e região, como por exemplo, o projeto Ciência in Roque (desenvolve atividades na área de Ciências para os estudantes da Educação Básica), francês instrumental, curso pré-vestibulinho (prepara os estudantes do 9º ano para os diferentes exames), educação ambiental na Mata da Câmara, ecoturismo na Brasital (visita monitora naquele recinto), canto coral e diversos outros cursos e projetos.

Portanto, o Instituto Federal de São Paulo, campus São Roque tornou-se, em um curtoperíodo, uma alternativa real para os moradores de São Roque e região que pretendem obter uma formação de qualidade (de nível médio ou superior) e pública sem ter que sair de seu entorno. Dessa forma, cumpre uma de suas principais funções: ensino público, gratuito e de qualidade.

Prof. Dr. Ricardo Coelho dos Santos, diretor do IFSP, campus São Roque

Prof. Dr. Rogério de Souza, professor do IFSP, campus São Roque


Link
Notícias Relacionadas »
Comentários »
Comentar

*Ao utilizar o sistema de comentários você está de acordo com a POLÍTICA DE PRIVACIDADE do site https://jeonline.com.br/.