08/11/2013 às 09h18min - Atualizada em 08/11/2013 às 09h18min

Manifesto no fórum de São Roque marca fechamento definitivo do Instituto Royal

Durante todo o tempo o manifesto permaneceu pacífico, sem a presença dos grupos de vandalismo conhecidos por Black Blocs

O Fórum de Justiça de São Roque foi cenário de mais um manifesto, referente ao Instituto Royal e demais laboratórios no país que utilizam animais para realização de testes científicos farmacêuticos.

O grupo de manifestação se reuniu nesta quarta-feira, dia 6, na Avenida John Kennedy, com carros de som e algumas faixas em protesto contra os maus-tratos a animais. Cerca de trinta policiais militares se faziam presente na avenida em questão, que foi fechada pelo departamento de trânsito, a fim de manter a organização durante o ato.

O grupo reivindicava em primeiro lugar, a saída do promotor Wilson Velasco Júnior, do Ministério Público de São Roque, alegando que o mesmo não estaria dando o devido andamento ao processo de investigações do caso Instituto Royal.

Na manhã do mesmo dia, horas antes do manifesto, através de uma nota oficial, o próprio Instituto Royal informou que o laboratório em São Roque será fechado definitivamente e que não realizará mais nenhuma atividade na região. Porém, os manifestantes afirmaram durante o protesto que a luta ainda não acabou. “O caso do Instituto Royal foi apenas um estopim, para iniciar a nossa luta contra os maus-tratos em animais de todo o país. Inclusive também lutaremos contra o fim dos rodeios que também tratam os animais como objetos”, explica Leandro Ferro, um dos organizadores e porta-voz do manifesto.

Por volta das 13h20min o grupo se dirigiu com um carro de som para frente dos portões do fórum, onde Leandro utilizou de um microfone para citar todos os problemas relacionados ao instituto, pautados pelos manifestantes, como por exemplo, um laudo realizado por uma veterinária, que atestou realmente haver maus-tratos no laboratório do instituto. Além de citar outro laboratório instalado na cidade que também realiza testes em animais, o TECAM. “Temos mais um laboratório na cidade e será fechado também!”, prometeu Leandro, causando euforia geral nos manifestantes.

Os manifestantes aproveitaram o carro de som para convidar o promotor Wilson, assim como o prefeito Daniel e os vereadores da cidade para darem um parecer para a população sobre o caso, porém, ninguém se apresentou.

Às duas e meia da tarde veio a informação de dentro do fórum, que eles liberariam a entrada de cinco manifestantes, desde que portando documentos, para uma conversa direta com o promotor Wilson Velasco. Após uma reunião entre os ativistas, foi decidido quais as cinco pessoas que participariam e quais assuntos seriam tratados na reunião, como o laboratório TECAM, a vinda do rodeio para a cidade e para onde serão levados os animais após o fechamento do Instituto Royal.

Durante todo o tempo o manifesto permaneceu pacífico, sem a presença dos grupos de vandalismo conhecidos por Black Blocs. “Nós da polícia sabemos que a maioria dos manifestantes é composta por trabalhadores que só querem lutar pelas suas causas. Mas estamos de prontidão para atender uma possível aparição dos grupos isolados de vandalismo”, explicou o Capitão Marcelo, comandante da Polícia Militar de São Roque, em entrevista ao Jornal da Economia.

O prefeito Daniel de Oliveira Costa também conversou com o J.E. e ressaltou a importância de o instituto finalizar suas atividades em São Roque. “Diante dessa declaração do próprio Instituo Royal de que paralisam definitivamente suas atividades, nosso sentimento é de alívio e tranquilidade, pois entendemos que este seria o melhor caminho a ser seguido. Mas isso não impede que as investigações finalizem”, explica o prefeito.

Confira, a seguir, a videorreportagem feita pelo Jornal da Economia durante o manifesto.

Confira as imagens do manifesto em nossa galeria de fotos, acessando o link: http://jeonline.com.br/evento/32/manifesto-em-frente-ao-forum-de-sao-roque-2013-11-06


Link
Notícias Relacionadas »
Comentários »
Comentar

*Ao utilizar o sistema de comentários você está de acordo com a POLÍTICA DE PRIVACIDADE do site https://jeonline.com.br/.