05/08/2016 às 10h48min - Atualizada em 05/08/2016 às 10h48min

Desfile da entrada dos Carros de Lenha homenageia o ano da misericórdia

Da Redação: Rafael Barbosa - Foto: Rafael Barbosa
Da Redação: Rafael Barbosa - Foto: Rafael Barbosa

Ocorreu no dia 31 de julho o tradicional Desfile da entrada dos Carros de Lenha em São Roque. Trazendo o tema Tempo de Reflexão e Atitude, em celebração ao ano da misericórdia, anunciado pelo Papa Francisco em 2016, a celebração trouxe atrações tradicionais artísticas para as ruas de São Roque, em um evento que levou centenas de pessoas para as ruas da cidade.

“Trouxe meus netos para que eles guardem a lembrança da cidade bonita em que vivem. Tenho lembranças muito agradáveis das Festas de Agosto e quero passar isso para as futuras gerações”, afirmou o aposentado Jonas Thomaz de Almeida

O evento iniciado em 1881 comemorou135 anos desde que o Padre João Carlos Cunha realizou a primeira entrada dos carros de lenha, que foi doada para arrecadar o valor necessário para a compra da imagem de São Roque, que foi fabricada na França e que hoje está na Igreja da Matriz do nosso município.

O evento deste ano trouxe diversas apresentações que uniram adultos e crianças em uma festa que parecia celebrar a diversidade cultural do nosso país, contando com performances como Dança Gaucha, Quadrilhas, Maracatu, Fandango de Tamanco Cuitelo, Dança das Fitas, além da música do grupo Brasil Poeira e a performance do grupo de CongadaMoçanbique Estrela Guia. Apresentações que embelezaram as ruas da cidade e levantaram a população. “É emocionante acompanhar todas estas pessoas, aproveitando esta Festa que foi Feita para eles”, afirmou o festeiro Vasco Trestini Neto.

Os organizadores das celebrações, os casais de Festeiros 2016 Carlos Antonio Vilhena e Ana Maria Cerioni Souto Vilhena,  Maria de Lourdes Martos Martins Trestini e Vasco Trestini Neto lideraram o desfile, que começou na Avenida Tiradentes e seguiu pelas principais ruas da cidade até chegar à Praça da Matriz, onde recebeu as benções do padre Daniel Balzan.

Apesar do clima festivo, o ato religioso ainda é a grande atração das festividades que trouxe um desfile com bonitas representações religiosas, como o carro que simbolizava as portas da igreja da matriz, além da homenagem a nossa origem do campo, elementos que não poderiam deixar de faltar a uma das festas mais bonitas e importantes de São Roque.

“Uma festa típica do são-roquense, que contagia,  provoca e comove as pessoas. Ficamos emocionados e se falamos demais nos atrapalhamos, mas de certa forma não são precisotantas  palavras pois a festa fala de dentro para fora. Todas as pessoas que participaram desta festa deram o melhor de si para transmitir uma mensagem e isto é uma benção”, comentou o padre Daniel Balzan, claramente emocionado com os festejos.  


Link
Notícias Relacionadas »
Comentários »
Comentar

*Ao utilizar o sistema de comentários você está de acordo com a POLÍTICA DE PRIVACIDADE do site https://jeonline.com.br/.