26/07/2016 às 11h25min - Atualizada em 26/07/2016 às 11h25min

Botijão de gás: aprenda a usar corretamente e evite acidentes

Da Redação Foto: Divulgação
Da Redação Foto: Divulgação

O botijão de gás é usado em casas e em diversos tipos de estabelecimentos. Para cada ambiente existe um modelo especifico que se ajusta às suas necessidades, porém independente do ambiente é preciso ter certos cuidados, pois o uso inadequado pode ocasionar graves acidentes. Pensando nisso, elaboramos algumas dicas com os principais cuidados. Confira!

 

O primeiro cuidado é no ato da compra, o botijão precisa estar em perfeitas condições. Não deve estar amassado, com lacre rompido, enferrujado ou com qualquer sinal de más condições. Outra observação importante é verificar se o nome da marca que está no botijão condiz com o nome do lacre. A compra deve ser feita apenas por revendas autorizadas com entregadores visivelmente identificados. Caso o botijão de gás não esteja em boas condições devolva ao fornecedor imediatamente.

 

Muitas pessoas preferem ter um ou alguns botijões de reserva. Na hora de armazená-los é importante que o local seja ventilado para que no caso de vazamentos o gás circule automaticamente; deve ser um local coberto e protegido do sol, chuva ou qualquer umidade e principalmente longe de qualquer fonte de calor - inclusive tomadas. Dessa forma, se o local conter essas características não importa se o botijão ficará dentro ou fora do ambiente.

 

Na hora de instalar o botijão de gás é preciso ter certeza de que todos os botões de queimadores do fogão estejam desligados. Evite arrastar ou rolar o botijão no chão, o ideal é que ele seja erguido até o local que será instalado. Ao retirar o lacre do botijão procure utilizar as mãos, mas se for necessário algum equipamento tenha muito cuidado para não danificar o botijão. Nesse momento o registro deve estar fechado, ligue-o apenas após a finalização da instalação.

 

Um erro muito comum é manter a mangueira do botijão por trás do fogão. O calor do fogão pode levar o derretimento da mangueira com o tempo e ocasionar vazamentos. A mangueira deve ser aprovada pelo Inmetro, então fique atento sobre isso também.

 

Depois de instalar o botijão de gás faça um teste de vazamento. Pegue uma esponja com sabão e faça espuma em volta da válvula de saída do gás para ter certeza de que não existe vazamento. Caso faça bolhas desinstale o botijão e repita todo o processo, caso o problema permaneça verifique a mangueira e se mesmo assim você não identificar o vazamento entre em contato com um profissional recomendado pelo fabricante do fogão.

 

 


Link
Notícias Relacionadas »
Comentários »
Comentar

*Ao utilizar o sistema de comentários você está de acordo com a POLÍTICA DE PRIVACIDADE do site https://jeonline.com.br/.