22/07/2016 às 10h28min - Atualizada em 22/07/2016 às 10h28min

Dia dos Avós é comemorado no dia 26 de julho

Da Redação: Gabriele Pinho - Fotos: Divulgação
Da Redação: Gabriele Pinho - Fotos: Divulgação

Na maioria das famílias, a figura dos avós é uma das mais queridas e respeitadas. Isso acontece, principalmente, devido à experiência que eles acumularam ao longo dos anos, e graças a ela podem transmitir sua sabedoria às gerações posteriores, principalmente aos netos e bisnetos.

Os avós guardam no olhar e na pele as marcas de toda uma vida. Guardam em si uma infinidade de conhecimentos que nos transmitem, e é com eles que aprendemos. Além de ensinar como aprenderam a lidar com os obstáculos da vida de uma forma admirável. Por isso, assim como há dias para homenagear nossos pais e mães, há também um dia especial para homenagear e estar juntos de nossos amados avós, sendo este o dia 26 de julho.

A data foi escolhida por ser o dia em que a Igreja celebra a festa de Sant’Ana e São Joaquim, pais de Maria e avós de Cristo. Em 1584, por decreto do papa Gregório VIII, o casal foi considerado santo pela vida casta e por serem avós de Cristo. Após a festa de São Joaquim ter sofrido várias alterações ao longo dos tempos, no século XX o papa Paulo VI associou num único dia, 26 de julho, a celebração dos pais de Maria Santíssima.

Aderindo ou não à tradição dos santos católicos, bem como da inserção da figura dos avós de Jesus nessa tradição, a figura de Ana e Joaquim diz muito sobre o papel fundamental dos avós na estruturação de uma família, seja quais forem os problemas ou as felicidades que ela venha a partilhar. Sabemos que muitas vezes são os avós que desempenham o papel de pais de seus netos, ou ainda são ou avós que precisam dos cuidados de seus netos em ocasiões em que são afetados por enfermidades, ou algo semelhante.

Além disso, a figura dos avós revela aos jovens o seu próprio futuro, dando-lhes a imagem do que um dia serão. Por isso deve ser visto as intenções e efeitos das ações que serão desempenhadas ao longo da vida. O ser idoso, em sua maioria, é fonte de inspiração e sabedoria. Por isso, o dia dedicado aos avós traz a oportunidade para refletir obre isso, sobre o futuro que a todos aguarda e sobre os caminhos que iremos traçar em nossa vida.

HOMENAGEM JE

 
“Parabéns pelo Dia dos Avós, querido vovô Ivo Vasques. Um beijo de toda sua família,
principalmente da pequena netinha Izadora” 

 


“Querida vovó Edna Pinho, obrigada por todo o amor, carinho e principalmente por aguentar as nossas bagunças!
Te amamos muito, um beijo enorme de suas netinhas Andrielly e Maria Clara” 



“Para minha querida Zulmira Fritz de Oliveira, que além de uma ótima mãe, se tornou uma avó maravilhosa e rainha
 desta enorme família. De sua filha Terezinha Barbosa e toda sua família” 


Link
Notícias Relacionadas »
Comentários »
Comentar

*Ao utilizar o sistema de comentários você está de acordo com a POLÍTICA DE PRIVACIDADE do site https://jeonline.com.br/.