20/07/2016 às 20h55min - Atualizada em 20/07/2016 às 20h55min

Pensa em fazer serviço social? Saiba mais sobre a graduação e o mercado de trabalho

Da Redação Foto: Divulgação
Da Redação Foto: Divulgação

Ficar na dúvida na hora de escolher qual carreira seguir, e em qual curso se formar é normal, especialmente quando as inscrições para os vestibulares se aproximam. Por isso, ler sobre o que irá aprender nos cursos de seu interesse, e conhecer as possibilidades que o mercado de trabalho oferece aos profissionais da área é essencial para tomar a decisão certa.

 

O foco hoje vai ser a formação em serviço social, e todas as carreiras que essa formação oferece a quem se graduar na área.

 

O perfil profissional

Interessar-se pelo contato humano, ter sensibilidade aguçada e capacidade refinada de resolução de conflitos e problemas, são algumas das principais características que fazem parte da personalidade de quem opta por cursar Serviço Social.

 

A implantação de projetos e campanhas também pode se tornar parte da função do assistente social. Estar apto a lidar com situações de violência e vulnerabilidade social é essencial para ser considerado um bom assistente social.

 

A análise da realidade social também é função do profissional formado em serviço social, já que é a partir dessa análise que as soluções para os problemas enfrentados, no exercício da profissão, serão encontradas.

 

O curso

O principal objetivo de todos os cursos de serviço social, disponíveis no Brasil, é a formação de um profissional que saiba executar políticas públicas relacionadas aos indivíduos, sempre priorizando o bem-estar do cidadão.

 

Algumas das disciplinas disponíveis na grade curricular dos cursos de graduação em serviço social são ciências políticas, administração e gestão direcionadas ao serviço social, economia política, língua portuguesa e até língua brasileira de sinais.

 

O estágio também é parte integrante da graduação em serviço social, no qual o aluno terá a chance de entrar em contato com a profissão, e saber qual área de atuação melhor se encaixa em seu perfil.

 

Cada vez mais pessoas vêm optando pela graduação à distância como uma alternativa para se formar em um curso conceituado, sem precisar se deslocar à faculdade, e ter a chance de montar seu próprio horário de estudo personalizado.

 

O mercado de trabalho

Saber quais são as oportunidades oferecidas pelo seu diploma depois de formado é um dos pontos decisivos na hora de escolher qual segmento estudar. A área de serviço social é um segmento em crescimento no Brasil, existindo até mesmo uma lei que visa estimular ainda mais o alargamento do atendimento social em todo o país.

 

Um profissional diplomado em serviço social tem muitas possibilidades de carreira, mas em quase todas elas, é necessário apreciar o contato humano e valorizá-lo, como ferramenta de mudança e melhora da sociedade.

 

Para estar apto a atuar no mercado de trabalho, o profissional, além do curso superior, precisa do registro do Conselho Regional de Serviço Social (Cress). A carreira em órgãos públicos é uma das que mais precisa de bons profissionais, então as oportunidades nessa área são sempre recorrentes. O maior índice de empregabilidade para assistentes sociais é, sem dúvidas, no serviço público.

 

A atuação em empresas privadas, ONGs, abrigos, escolas e o oferecimento de consultorias são outras possibilidades de empregos para o assistente social. Recentemente, o Conselho Federal de Serviço Social (CEFSS) constatou que a demanda por profissionais dessa área vem crescendo consideravelmente, em especial na área de saúde.

 

Recém formados como assistentes sociais geralmente encontram um mercado de trabalho com média salarial que varia entre R$ 1.500,00 e R$ 2.000,00. Mas, com o a crescimento crescente da demanda por profissionais na área, e a grande variedade de possibilidades de atuação, o salário inicial pode sofrer algumas variações.


Link
Notícias Relacionadas »
Comentários »
Comentar

*Ao utilizar o sistema de comentários você está de acordo com a POLÍTICA DE PRIVACIDADE do site https://jeonline.com.br/.