06/07/2016 às 17h15min - Atualizada em 07/07/2016 às 17h15min

Mega Operação da Polícia Militar recaptura cinco procurados pela Justiça

Da Redação: Rafael Barbosa - Fotos: Rafael Barbosa
Da Redação: Rafael Barbosa - Fotos: Rafael Barbosa

A mega operação realizada pela Polícia Militar na região de São Roque, Mairinque e Araçariguama recapturou cinco procurados pela Justiça. A ação teve início na tarde desta quarta-feira (06) e se estendeu até a madrugada de quinta-feira (07), sendo a primeira vez que uma operação neste formato ocorre em nossa microrregião, envolvendo um contingente de mais de 100 policiais das cidades de São Roque, Mairinque, Araçariguama, Itu, Sorocaba e Votorantim. “Contamos com um efetivo grande, que foi distribuído entre as três cidades. Cada equipe já tinha uma missão especifica, como por exemplo, o cumprimento de mandados e o monitoramento de regiões previamente mapeadas”, afirmou o Ten. Cel. da PM Carlos Alexandre de Mello.

As autoridades se reuniram no km 63 da Rodovia Raposo Tavares, de onde partiram em equipes para áreas previamente planejadas da região, realizando operações diversas, como o cumprimento de mandados de busca e o combate ao tráfico de drogas. Com a participação de guarnições Força Tática e ROCAM (Rondas Ostensivas com o Apoio de Motocicletas) e do seu canil a PM também contou com o apoio da Polícia Rodoviária, Polícia Ambiental, cavalaria e do helicóptero Águia, que participou da ação como apoio aéreo. “O helicóptero funciona como uma ferramenta, pois como contamos com uma visão privilegiada do campo podemos oferecer apoio e transmitir informações importantes as unidades, evitando que as mesmas se coloquem em risco desnecessário”, afirmou o Maj. da PM Renato Lúcio Martins.

De acordo com a PM o resultado da operação foi positivo. Ao todo, além dos cinco procurados pela Justiça, também foi realizada a busca pessoal em 376 pessoas, além da vistoria em 72 veículos e 52 motocicletas, sendo que 18 condutores foram autuados por infrações diversas. Também foi autuada uma infração ambiental e 06 pássaros foram apreendidos. Sete estabelecimentos comerciais (bares) também foram verificados.

“O papel principal da Polícia Militar é trazer a sensação de segurança, atuando diretamente na prevenção do crime. Então esta operação teve o objetivo de trazer segurança a população de São Roque e região, por isto esta ação contou com um patrulhamento ostensivo e preventivo, para reprimir qualquer tipo de delito que prejudique ou coloque em risco os municipes”, afirmou o comandante do Batalhão de São Roque, o Cap. da PM Carlos Ricardo Ceoloni.

Este formato de operação em grande escala foi iniciado em fevereiro deste ano na região, realizando um rodízio entre as cidades de acordo com os estudos de atividade criminal realizado pela corporação. “É importante esclarecer que a segurança pública é um sistema que não depende apenas da Polícia Militar. Todos os órgãos são importantíssimos neste processo, incluindo a população, que nos transmite informações importantes através do Disk Denúncia (181) ou através do contato com o Batalhão da sua cidade”, disse o Cel. da PM Antonio Valdir Gonçalves Filho, ao lembrar que toda denúncia é mantida em sigilo.


Link
Notícias Relacionadas »
Comentários »
Comentar

*Ao utilizar o sistema de comentários você está de acordo com a POLÍTICA DE PRIVACIDADE do site https://jeonline.com.br/.