10/06/2016 às 11h14min - Atualizada em 10/06/2016 às 11h14min

Programa Futuro Cientista, da UFSCar, seleciona dois atletas do Projeto Karatekinha

Da Redação - Foto: Divulgação
Da Redação - Foto: Divulgação

O Programa Futuro Cientista (PFC) foi criado na Universidade de São Carlos, de Sorocaba, e visa descobrir nos jovens estudantes, novos talentos para a ciência.

Uma rede de pesquisadores visita escolas de ensino fundamental procurando aflorar nos alunos o espírito científico. Em cada escola selecionam 20 alunos que atendem aos requisitos do Programa: ser indagador, criativo, ter um ótimo comportamento, disciplina, bom rendimento escolar...

André Ruiz Marra, estudante da EMEF “Prof.ª Maria José Ferraz Schoenacker”, e John Breno Evangelista Silva, da EMEF “Tetsu Chinone”, ambas de São Roque, alunos e atletas do Projeto Karatekinha, fazem parte dos selecionados.

“O André foi selecionado por esse Projeto pelo comportamento, pelas notas, por não faltar às aulas, por ser participativo nas aulas, então os professores o indicaram. O Projeto Karatekinha o ajudou muito, porque tem muita disciplina, que ele aplica na escola também. O Projeto Karatekinha o influenciou, e muito, porque ele adquiriu uma base bem sólida, e junto com os preceitos do karatê, são coisas para levar para o resto da vida. Graças a Deus ele tem aprendido tudo isso e aplicado na escola. Então, nós agradecemos, imensamente, ao Projeto Karatekinha, ao Sensei Kazurô e às outras pessoas... Ele sempre foi um menino muito bom, mas desde que entrou aqui, vem sendo lapidado, lapidado, e agora é um diamante para nós, graças a Deus”, declara Magali Ruiz, mãe do André.

“Uma das funções mais importantes dentro do projeto fica a cargo dos nucleadores, que são estudantes universitários que atuam diretamente nas escolas públicas. Eles vão até as escolas, criam os núcleos de ciência e ensinam às crianças como trabalha um cientista", explica Fábio de Lima Leite, professor fundador do PFC.

Fábio acrescenta ainda: “Outras universidades públicas do Estado de São Paulo também estão desenvolvendo atividades semelhantes ao PFC. Unicamp, Unesp e USP também procuram estreitar relações com alunos de escolas públicas por meio da ciência", finaliza o docente.

O Projeto Karatekinha do Brasil está localizado no Centro de São Roque, na Rua Enrico Dell’ Ácqua, 297, Sala 26.

Atualmente, em parceria com a Prefeitura de São Roque e patrocínio da CCR ViaOeste, além do apoio da GERDAU Aços Longos, 1021 Motors e WallMart/SAM’s Club e com o apoio de vários outros patrocinadores e colaboradores, o Projeto atende a 800 indivíduos entre crianças, adolescentes e pais, das escolas municipais e estaduais de S. Roque e 170 crianças e adolescentes no município de Mairinque - SP.

Venha conhecer nosso trabalho. Faça parte de nossa equipe, construindo um futuro melhor para as nossas crianças e para a nossa sociedade.

Agradecimentos da semana:

Restaurante Bolinhas, Academia Millenium, Atacadão Coopar, Floricultura Florisbel, voluntárias Maria Aparecida Campos, Ângela Martins e Jâmia Maria Melo.

 

 

 


Link
Notícias Relacionadas »
Comentários »
Comentar

*Ao utilizar o sistema de comentários você está de acordo com a POLÍTICA DE PRIVACIDADE do site https://jeonline.com.br/.