27/05/2016 às 00h00min - Atualizada em 27/05/2016 às 00h00min

Imunização de bebês prematuros é necessária com a chegada do outono e inverno

Da redação Foto: Divulgação
Da redação Foto: Divulgação

Com a chegada das baixas temperaturas do outono e inverno, o vírus sincicial respiratório (VSR) encontra as condições ideais para circular livremente. A infecção por esse micro-organismo é muito perigosa para bebês prematuros que sofrem de doenças pulmonares e cardíacas. No entanto, ela pode ser prevenida por meio da imunização dos recém-nascidos.

 

Causada principalmente pelo VSR, a bronquiolite é uma infecção nos bronquíolos devido ao acúmulo de muco, sendo muito comum em bebês prematuros e crianças com até dois anos de idade. A forma de contágio dessa doença é a mesma que a da gripe: os vírus são transmitidos pela saliva, eliminada durante espirros e tosses, e também pelo ar. A bronquiolite causa febre, tosse, chiados no peito, dificuldades para respirar e, nos casos mais graves, pode acarretar em internações hospitalares.

 

O imunizante contra a infecção pelo VSR, chamado de Palivizumabe, é um medicamento injetável à base de anticorpos e deve ser aplicado mensalmente no caso de bebês prematuros. O  Palivizumabe consegue evitar de 60% a 70% das infecções graves do vírus, diminuindo a necessidade de hospitalização. Mas, para receber o medicamento, é necessária uma solicitação médica. O ideal é que os prematuros que nascem no período de maior contágio já saiam da maternidade com a receita.

 

No entanto, não é só a bronquiolite que ataca os recém-nascidos prematuros nos períodos mais frios. Com as baixas temperaturas e o tempo seco, as doenças respiratórias podem ser um grande problema, já que a defesa imunológica dos bebês ainda é muito frágil e a capacidade respiratória é baixa.

 

As alergias causadas pelos ácaros também podem preocupar bastante. Esses micro-organismos vivem dentro de tecidos em colchões, cobertores e edredons, muito utilizados nessas épocas do ano. Quando morrem, os ácaros viram uma camada de poeira fina, que pode causar muitas crises de alergia respiratória.

 

Em períodos mais frios, as pessoas tendem a se aglomerar em lugares fechados, o que facilita a transmissão do vírus e o contágio de doenças respiratórias, como a gripe e o resfriado, que são causadas por agentes diferentes.

 

Os sintomas do resfriado costumam ser mais brandos, com irritação na mucosa nasal e coriza. Já os bebês prematuros com gripe apresentam febre e dores musculares. Por isso, é muito importante prevenir todas essas doenças e infecções a fim de evitar problemas graves de saúde, haja vista a fragilidade do sistema imunológico dos recém-nascidos.


Link
Notícias Relacionadas »
Comentários »
Comentar

*Ao utilizar o sistema de comentários você está de acordo com a POLÍTICA DE PRIVACIDADE do site https://jeonline.com.br/.