22/05/2016 às 21h49min - Atualizada em 22/05/2016 às 21h49min

9 dicas para fazer uma mudança organizada

Da redação Foto: Divulgação
Da redação Foto: Divulgação

O processo de mudança envolve diversas variáveis que podem torná-lo complicado e demorado. No entanto, alguns procedimentos simples podem deixar a atividade bem mais fácil e cômoda. Para ajudar, separamos algumas dicas pra ajudar na organização e no transporte da sua mudança.

Toalhas, lenços e bichos de pelúcia

Na hora da mudança, é importante proteger os objetos mais frágeis e com maior possibilidade de serem quebrados ou trincados. Para tal, você pode usar e abusar das suas toalhas, lenços, cobertores, edredons e até bichos de pelúcia. Envolva copos, pratos, porcelanas e espelhos em toalhas ou cobertores e coloque os bichos de pelúcia para preencher os espaços vazios entre outros objetos, evitando que eles fiquem “se batendo” durante a mudança.

 

2. Caixas com alça

As caixas serão itens presentes durante toda a mudança e, se não forem utilizadas de maneira adequada, podem trazer muita dor de cabeça durante o processo. Para ajudar na hora do transporte das caixas, faça aberturas laterais de forma a construir “alças” para o encaixe das mãos. Essa solução irá facilitar o transporte das caixas e evitará que elas caiam, se abram e que alguns objetos sejam quebrados ou perdidos.

 

3. Caixa da primeira noite

Serão muitas caixas e é quase impossível que você consiga desempacotar tudo no primeiro dia em que estiver no novo lar. Para não ficar sem alguns itens básicos, separe uma caixa para ser a “caixa da primeira noite”. Nessa caixa você deverá colocar os itens básicos de higiene, como escovas de dente, papel higiênico, sabonete, shampoo e condicionador. Lembre também dos itens para alimentação: talheres, copos, e pratos. Toalha, lençol, troca de roupa limpa, chinelos e remédios de uso habitual também devem estar nesta caixa.

 

4. Planta baixa

Na hora de desempacotar, é importante que você saiba onde cada objeto será alocado na nova casa. Para facilitar este processo, é indicado que se faça um desenho simples de todos os cômodos da nova residência e dos principais objetos, utensílios e móveis serão colocados. Priorize também desenhar os locais onde serão dispostos os itens mais pesados como cama, geladeira, fogão e armários. É uma dica simples e fácil que poderá evitar que empresas de mudança ou pessoas que estão ajudando a você descarregar transportem peças pesadas para locais distantes do que onde eles realmente devem estar. Se a casa nova for menor do que a anterior ou se você quiser um espaço mais livre, procure soluçõesde armazenagem externa, como locação de um box, e deixe os itens que não serão usados frequentemente.

 

5. Os rolos de papel higiênico

Sabe aqueles rolos de papel higiênico vazios que, aparentemente, não possuem utilidade alguma? Em tempos de mudança, eles podem ser extremamente úteis e facilitar a sua vida. Use os rolos para acorrentar as bijuterias e evite que suas peças fiquem emaranhadas e quebrem ou se desfaçam com tanta facilidade. Você também pode utilizar os rolos para armazenar os fios dos equipamentos eletrônicos e, assim, evitar que eles sejam perdidos ou fiquem jogados nas caixas de mudança.

 

6. Faça listas

Talvez a dica mais importante para tornar um processo de mudança mais organizado seja lembrar de fazer listas antes do início de tudo. Escreva num papel quais itens devem ser lembrados, em quais caixas foram armazenados e onde devem ser alocados na hora de desempacotar. Após fazer as tarefas listadas no papel, faça uma indicação de que o que ali foi descrito já foi realizado para que você não corra o risco de fazer a mesma coisa mais de uma vez e lembrar de cada passo da mudança.

 

7. Encaixotar por prioridades

Um sistema inteligente de empacotamento pode facilitar sua vida na hora de colocar as coisas no lugar. Para melhorar sua vida, tente sempre encaixotar os objetos por prioridade através do sistema ABC de empacotamento. Nele, você deverá dividir os objetos e as caixas em três níveis de prioridade e uso corrente: A – coisas utilizadas no dia a dia; B – itens importantes, mas não essenciais ao dia a dia e C – itens utilizados, mas não totalmente necessários. Assim, tire os objetos em ordem: A, B e depois C.

 

8. O quarto vazio

A regra do quarto vazio talvez seja a menos conhecida do processo de mudança. Ela define que você separe um cômodo da nova casa para deixar vazio durante todo o processo, pois será lá que você e sua família irão dormir, comer e descansar após os dias exaustivos que irão se suceder. O quarto deve conter apenas os itens essenciais e excesso de caixas devem ser evitadas nesse cômodo.

 

9. Distribua tarefas

Para organizar melhor o processo e não sobrecarregar ninguém, distribua tarefas para o processo. Junte seus familiares, parentes e amigos que estão ajudando e defina qual será a função de cada um durante a mudança. Isso tornará o processo mais rápido, fácil e fluido.

 


Link
Notícias Relacionadas »
Comentários »
Comentar

*Ao utilizar o sistema de comentários você está de acordo com a POLÍTICA DE PRIVACIDADE do site https://jeonline.com.br/.