16/05/2016 às 22h08min - Atualizada em 16/05/2016 às 22h08min

Veja como se preparar para os concursos públicos mais disputados do Brasil

Da redação Foto: Divulgação
Da redação Foto: Divulgação

Cargos em órgãos públicos, como a receita Federal, oferecem excelentes salários e benefícios, mas a disputa pelas vagas está cada vez mais acirrada. Salários acima da média do mercado, estabilidade profissional e benefícios são alguns dos atrativos que motivam milhares de brasileiros a acompanhar os calendários dos diversos concursos públicos que serão realizados pelo País.

 

As carreiras públicas já são opções concorridas de longa data, já que diversas instituições das esferas municipais, estaduais e federais oferecem excelentes oportunidades para profissionais de todos os níveis de escolaridade. No entanto, o grande número de candidatos inscritos a cada processo seletivo tende a tornar o processo seletivo ainda mais concorrido. Um exemplo ocorreu no último concurso público realizado pelo Senado Federal, quando 246 vagas foram disputadas por 157.939 inscritos.

 

Outro concurso que promete atrair muitos participantes é o da Receita Federal. O Governo Federal já está analisando o pedido da instituição para a abertura de 5 mil novos postos de trabalho. Os salários oferecidos podem superar os R$ 16.000, levando muitos concurseiros a antecipar os estudos mesmo antes da abertura do edital.

 

Se você também tem interesse em um cargo público, veja algumas dicas para aprimorar os estudos e ter um bom desempenho nas provas dos concursos públicos.

Cursos preparatórios

Além de questões sobre conhecimentos gerais, a maioria dos concursos exige uma série de disciplinas específicas para as áreas de atuação em cargos técnicos ou de nível superior. A melhor forma de absorver essa grande quantidade de informações é contar com o direcionamento de um curso especializado nos assuntos abordados nas provas.

Planejamento e disciplina

A rotina de estudos deve ser incorporada no dia a dia. Atualmente, há possibilidade de realizar cursos preparatórios online, que podem ser uma solução mais viável principalmente para os candidatos que não dispõe de tempo para frequentar aulas presenciais.

 

De acordo com o Diretor da Gran Cursos Online, Rodrigo Calado, essa modalidade de ensino dá aos candidatos a oportunidade de montar um cronograma de estudos conforme o tempo diário e semanal que o aluno dispõe para se dedicar. É muito importante organizar o tempo dedicado aos estudos e evitar o acúmulo de tarefas.

Treino e exercícios

Além de acompanhar as aulas e manter a leitura dos conteúdos, é muito importante praticar para verificar o progresso durante a etapa preparatória. Realizar exercícios e simulados com as questões de concursos anteriores é uma excelente maneira de testar seus conhecimentos e avaliar onde estão as maiores dificuldades.

Escrita e redação

Além das tradicionais questões de múltipla escolha, é possível que a prova também apresente questões discursivas ou mesmo peça ao candidato que elabore uma redação. Por isso, é muito importante que o candidato dedique algum tempo para aprimorar também o conhecimento da língua portuguesa, mas também técnicas de escrita e argumentação que ajudarão a desenvolver um bom texto.

Alivie o estresse

Durante os estudos preparatórios e principalmente nos dias que antecedem é prova, é muito importante manter a calma e evitar o estresse. Procure manter atividades e hobbies prazerosos, além de cuidar da alimentação e da forma física. O estresse e o nervosismo são fatores extremamente prejudiciais e podem atrapalhar o desempenho durante o processo seletivo.


Link
Notícias Relacionadas »
Comentários »
Comentar

*Ao utilizar o sistema de comentários você está de acordo com a POLÍTICA DE PRIVACIDADE do site https://jeonline.com.br/.