16/05/2016 às 21h52min - Atualizada em 16/05/2016 às 21h52min

Saiba quais são as vantagens de fazer um intercâmbio

Da redação Foto: Divulgação
Da redação Foto: Divulgação

Mais do que agregar valor ao currículo, o intercâmbio é uma oportunidade para você se conhecer, estar em contato com outras culturas e ter uma nova visão de mundo. Existem ótimas chances de intercâmbio, desde estudos de línguas de no mínimo três semanas e graduação em universidades estrangeiras pelo período de seis meses até viagens para trabalhar no exterior. Independentemente do programa escolhido, vivenciar a experiência de morar em outro país abre portas para o futuro e pode alimentar seus sonhos com novas perspectivas. Ainda está em dúvida? Separemos abaixo cinco vantagens de fazer intercâmbio:

 

Emprego

Não há como negar que os empregadores veem com bons olhos as experiências extras dos candidatos, e um intercâmbio é um grande diferencial, principalmente quando há uma especialização na carreira em outro país ou o candidato trabalhou profissionalmente na área. Esses fatores demonstram o interesse em crescer no cargo, a coragem de enfrentar novos desafios e a possibilidade de novas contribuições no trabalho a partir das experiências vivenciadas.

 

Novas amizades

Durante a viagem, você fará novos amigos e terá companhia para visitar os principais pontos turísticos, ir a restaurantes tradicionais e conhecer a cultura local. Essas amizades podem durar a vida inteira já que vão marcar momentos únicos na vida de todos. Outro benefício é que elas podem representar contatos para trabalhos futuros ou passeios.

 

Melhorar habilidades

A maioria dos intercambistas prefere ir para um país com um idioma já conhecido ou pelo menos parecido com o português. No caso do inglês e do espanhol, opções mais procuradas pelos brasileiros, é preciso colocar as aulas em prática.

 

No princípio pode ser mais difícil, mas com o tempo o sotaque vai diminuindo e será possível entender o que os nativos estão falando e conversar normalmente com outras pessoas. Essas habilidades são adquiridas mais facilmente nos intercâmbios e dão mais confiança para dominar um outro idioma.

 

Como o inglês é uma língua mundial, países como a Nova Zelândia e a Austrália oferecem pacotes de intercâmbio com programas universitários e aulas de idiomas, além de pontos turísticos de tirar o fôlego.

 

Abrir os horizontes

O conceito de lugar-comum não vai mais existir. Ao entrar em contato com outra cultura, novos costumes e hábitos são criados e você pode acabar adotando alguns na sua vida. Assim, a sua visão de mundo se transforma, as suas opiniões podem mudar e a consciência de suas ações ficará mais evidente.

 

Autoconhecimento

A experiência do intercâmbio trará novos desafios e conhecimentos, que serão enfrentados. Dessa forma, você irá descobrir que pode fazer mais do que pensa. A distância também tem seus pontos positivos, pois sem ela você dificilmente iria se se arriscar e pensar sob uma nova ótica.


Link
Notícias Relacionadas »
Comentários »
Comentar

*Ao utilizar o sistema de comentários você está de acordo com a POLÍTICA DE PRIVACIDADE do site https://jeonline.com.br/.