18/10/2013 às 09h02min - Atualizada em 18/10/2013 às 09h02min

Ativistas entram nas instalações do Instituto Royal e levam animais do local

Os protestos contra a denúncia de que animais eram mal tratados dentro do local acontecem desde o último sábado, dia 12.

Na madrugada desta sexta-feira, dezenas de ativistas invadiram o laboratório de pesquisas do Instituto Royal, em São Roque. Os protestos contra a denúncia de que animais eram mal tratados dentro do local acontecem desde o último sábado, dia 12.

Por volta das 20h de quinta-feira, dia 17, se iniciou mais um protesto, que ganhou mais adesão ao longo da noite. De acordo com informações do portal G1, os manifestantes relataram que era possível ouvir latidos supostamente de dor dos cães.

Cerca de 120 pessoas participaram do movimento e a maioria delas adentrou as instalações do instituto de pesquisa após quebrar um portão de entrada. Isso aconteceu por volta das 2h da manhã.

Segundo informações da Polícia Militar, os manifestantes chegaram a depredar algumas áreas do complexo, além de levar vários animais em carros particulares.

A Guarda Municipal de São Roque enviou quatro equipes ao local, duas para cada portão do local. A PM colocou em ação 6 equipes por volta das 3h.

Ainda de acordo com o site G1, até por volta das 4h, não havia registro de confronto entre policiais e manifestantes. A PM, no entanto, pretendia levar para a delegacia local representantes do movimento, que poderiam, segundo a polícia, serem enquadrados por invasão, depredação e roubo de animais. Mas até esse horário ninguém havia sido detido.

O Jornal da Economia havia apurado que estava marcada, para as 17h de quinta-feira (17), uma reunião entre os ativistas, funcionários da prefeitura de São Roque e representantes do Instituto Royal. O encontro foi cancelado porque o instituto não quis mandar um representante por medida de segurança.

Em resposta aos acontecimentos, o Instituto Royal respondeu ao Bom Dia São Paulo, da Rede Globo, que realiza todos os testes com animais dentro das normas e exigências da Anvisa e que a retirada dos animais do prédio prejudica o trabalho que vinha sendo realizado. Segundo o laboratório, que classificou a invasão como ato de terrorismo, a ação dos ativistas vai contra o incentivo a pesquisas no país.

 

Confira também a matéria em vídeo, mostrata pelo Bom Dia São Paulo nesta sexta-feira, dia 18.

http://g1.globo.com/sao-paulo/sorocaba-jundiai/noticia/2013/10/ativistas-invadem-e-levam-caes-de-laboratorio-suspeito-de-maus-tratos.html


Link
Notícias Relacionadas »
Comentários »
Comentar

*Ao utilizar o sistema de comentários você está de acordo com a POLÍTICA DE PRIVACIDADE do site https://jeonline.com.br/.