06/05/2016 às 09h43min - Atualizada em 06/05/2016 às 09h43min

Romaria dos Cavaleiros de São Jorge completa 87 anos de tradição

Da Redação: Gabriele Pinho - Foto: Rafael Barbosa
Da Redação: Gabriele Pinho - Foto: Rafael Barbosa

No último final de semana, 30 de abril e 1° de maio, foi realizada a 87ª edição da Romaria dos Cavaleiros de São Jorge que partem anualmente de São Roque, com destino à cidade de Pirapora do Bom Jesus. Neste ano, com a presidência de Wilson Roberto da Silva, mais conhecido como “Chico Aranha”, alguns detalhes foram alterados em comparação aos anos anteriores.

“Não tínhamos projeto de assumir neste ano, mas com a renúncia da ex-presidente fomos obrigados a assumir, mas graças a Deus tivemos a ajuda da Prefeitura e de amigos para que ocorra tudo bem. [...] Não é o presidente que faz a romaria, quem faz a romaria é o romeiro. A expectativa é que seja uma boa romaria e tanto a ida quanto a volta seja em paz. Assim, ano que vem teremos o ano inteiro para trabalhar, ver os pontos que erramos e acertamos e assim tocar até a próxima presidência”, comentou o Presidente da Sociedade Cívica e Religiosa dos Cavaleiros de São Jorge, Chico Aranha.

O evento recebe anualmente centenas de pessoas que vem além de São Roque, de outras cidades da região, estado e até mesmo de outros locai do país. Neste ano nossa equipe de reportagem pode conversar com o Emerson Vieira, que é Gerente de Vendas e veio diretamente de São Paulo, acompanhado de seus dois filhos. “A romaria é uma emoção. Quem gosta, gosta. Não importa a distância. Trouxe meus filhos para manter esta tradição, desde pequeno sempre trago, porque é importante não acabar e quem for romeiro de verdade irá manter essa tradição”, comenta.

Uma das mudanças ocorridas neste ano foi o horário de saída dos cavaleiros, onde nos anos anteriores eram realizados entre as 09h30 e 10h. No sábado, dia 30, o tradicional café da manhã que é oferecido aos romeiros foi realizado às 09h. Já às 11h ocorreu a saída de cavalos e charretes diretamente do Centro Cultural Brasital.

Antes de partir rumo à Pirapora do Bom Jesus, todos passaram pela Praça da Matriz de São Roque, onde receberam as bênçãos do Padre Daniel Balzan, além da presença de centenas de pessoas que aguardavam a passagem dos romeiros.

“Cada ano que passa temos a presença de um povo muito mais romeiro e mais família. Obviamente que existem algumas pessoas que não entendem o verdadeiro sentido de uma romaria, que é o sentido da fé, da religiosidade e do respeito coletivo. Sou romeiro há 38 anos e fui em todas as romarias desde que me mudei para São Roque, então eu sei que este é um evento que a gente tem que cuidar com bastante carinho”, comentou o Prefeito de São Roque, Daniel de Oliveira Costa.

Uma das paradas oficias realizadas pela romaria, foi para o almoço que foi realizado no Campo do Honda e foi no local onde os romeiros puderam notar outra mudança no evento, onde nos anos anteriores o almoço era vendido por R$ 10, e neste ano os presentes puderam garantir sua refeição pelo valor de R$ 25.

Após a parada para o almoço, cavalos e charretes seguiram sua peregrinação, chegando às 19h em Pirapora do Bom Jesus para receber a benção do padre local, que só ocorreu às 19h20. Neste ano, o número de cavalos e charretes presentes na hora da benção foi bem menor que nos anos anteriores. Assim, foi finalizado a primeira etapa da 87ª Romaria dos Cavaleiros de São Jorge.

Já às 09h do domingo, dia 1° de maio, foi realizado uma missa no Santuário de Pirapora do Bom Jesus para os piraporenses, romeiros e visitantes. O local recebeu tantas pessoas que foi necessário adicionar mais cadeiras dentro da igreja e ainda sim era possível ver pessoas em pé em todas as entradas do local. Ali estavam reunidas além dos munícipes, os romeiros que vieram de São Roque e pessoas que realizaram sua peregrinação a pé e de bicicleta, percorrendo diversos quilômetros até ali. Uma verdadeira demonstração de fé e devoção.

Ao final da missa foi realizado uma homenagem da antiga diretoria da Sociedade Cívica dos Cavaleiros de São Jorge à todos os romeiros, além de desejar boa sorte à nova diretoria. Assim, subiram ao altar todos os que fizeram parte dos 5 anos de mandato da antiga diretoria, o novo presidente, além do Prefeito de São Roque.

Após a cerimônia os romeiros puderam seguir seu caminho de volta à São Roque, chegando à Praça da Matriz às 20h, onde receberam as bênçãos do Padre Daniel Balzan em um local repleto de munícipes que aguardavam a chegada da peregrinação que agora, deve ocorrer apenas em 2017.


Link
Notícias Relacionadas »
Comentários »
Comentar

*Ao utilizar o sistema de comentários você está de acordo com a POLÍTICA DE PRIVACIDADE do site https://jeonline.com.br/.